O que aumenta a fluidez da membrana?

Perguntado por: aalves9 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 9 votos

A fluidez da membrana é controlada por diversos fatores físicos e químicos. A temperatura influencia na fluidez: quanto mais alta ou baixa, mais ou menos fluida será a membrana, respectivamente.

A fluidez da membrana celular é caracterizada pela capacidade de movimento das moléculas componentes dessa estrutura. Os seres vivos mantêm essa propriedade de duas formas: controlando a temperatura e/ou alterando a composição lipídica da membrana.

Qual a importância da membrana plasmática ser fluida? Simples, se ela não for fluida, ela não conseguirá exercer suas funções. Afinal, ela não é simplesmente uma barreira seletiva!! As proteínas presentes nela são, além de facilitadoras dos transportes de moléculas, também receptoras de sinais.

A fluidez da membrana celular é um aspecto importante da função celular. A fluidez da membrana celular é regulada por vários fatores, incluindo a composição dos fosfolipídios na bicamada lipídica, a temperatura e a presença de colesterol.

A bicamada lipídica I apresenta maior fluidez.

Colesterol: presente apenas em células animais, o colesterol garante uma maior flexibilidade e elasticidade para a membrana plasmática. Isso facilita a entrada e saída de substâncias hidrofílicas pela bicamada lipídica. Em outros organismos, há outros tipos de esteróides na membrana que desempenham essa mesma função.

A bicamada lipídica apresenta a parte hidrofílica das moléculas lipídicas em contato com a água presente no exterior e interior da célula, enquanto as partes hidrofóbicas encontram-se em contato umas com as outras. As moléculas lipídicas encontram-se em constante deslocamento, por isso esse modelo é chamado de fluido.

Uma das características mais importantes da membrana plasmática é a sua fluidez que torna possível a passagem de substâncias para dentro ou fora da célula. Para tanto, existem lipídeos esteroides que atuam na manutenção da fluidez membranar, onde o colesterol é o mais atuante. Portanto, a alternativa d) é a correta.

A bomba de sódio e potássio consiste numa proteína transmembrana que utiliza energia proveniente da hidrólise de ATP em ADP para transportar íons de sódio e potássio. Por isso, é também chamada de bomba Na+/ K+ ATPase.