Quais os benefícios da melanina?

Perguntado por: vassis . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 17 votos

A principal função da melanina é proteger e ser responsável pela pigmentação da pele, cabelo e outros pelos no corpo. Mas a melanina também desempenha outros papéis nas funções metabólicas. Para explicar com mais detalhes quais são as funções da melanina no corpo humano, a dermatologista Dra.

A melanina é uma proteína que garante a coloração da pele e evita danos da radiação ultravioleta ao nosso DNA. Os seres humanos apresentam diversas tonalidades de pele e de pelos.

Células especializadas chamadas melanócitos produzem o pigmento melanina. Os melanócitos têm origem nas células da camada mais profunda da epiderme chamada camada basal.

Quando você passa um tempo no Sol, seu corpo produz mais melanina. A substância absorve a luz dos raios UV e a redistribui para as camadas superiores da pele. Também protege o material genético armazenado nas células. Tenha em mente que a melanina sozinha não é suficiente para proteger sua pele de danos solares.

A melanina é produzida nos melanócitos, células que se originam das cristas neurais do embrião e que se localizam em várias partes do corpo, como olhos, sistema nervoso central, pele e mucosas. Na pele, os melanócitos são encontrados na camada basal da epiderme e, algumas vezes, na derme.

O aumento da melanina, no entanto, nem sempre é benéfico. Sua alta produção pode causar que comprometem a autoestima. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o melasma é mais frequente na face e entre o público feminino.

Hipopigmentação: quantidade anormalmente baixa de melanina, podendo gerar manchas brancas. Hiperpigmentação: aumento na produção de melanina, gerando, por exemplo, uma mancha.

Para aumentar a melanina no cabelo, você deve incluir no prato boas doses de vitaminas e nutrientes capazes de deixá-los mais fortes, como vitaminas A, C e E. Outro elemento (e boa dica para quem quer saber como aumentar a melanina!)

A pele negra possui maior concentração de melanina, proteína que dá cor e protege contra os raios solares. Como nesse tipo de pele o pigmento é amarronzado, diante de qualquer processo inflamatório ou irritativo – como acne, foliculite, alergia, melasma, picada de mosquito e etc – ela tende a escurecer ainda mais.

Quando se está exposto ao sol, a síntese deste pigmento nos melanócitos é ativada. Isto evitará danos nos núcleos celulares da epiderme e que queime a sua pele. A sua produção é o que faz a sua pele escurecer à medida que se bronzeia.

O vitiligo é uma doença não contagiosa caracterizada por manchas claras que se desenvolvem na pele. A condição é causada pela falta de melanina, que é o pigmento da pele. A doença pode afetar qualquer área da pele e há dois tipos: o vitiligo segmentar e o não segmentar.

Outro ácido clareador bastante eficiente é o Ácido Tranexâmico Ele tem o poder de inibir a síntese de melanina, clareando assim algumas manchas da pele e pode ser, inclusive, considerado um ácido para melasma.

Esfoliação: o melhor caminho para uma pele macia e saudável
Essa vitamina auxilia a produção de melanina, que, por sua vez, aumenta a pigmentação na pele, dando não só um bronzeado natural como também aumentando a proteção natural da pele contra os raios ultravioleta".

Cenoura, abóbora, laranja e alimentos ricos em vitamina A, compostos por betacaroteno, estimulam a melanina e mantém o bronzeado por mais tempo. – Tomate, uva e espinafre também são ricos em betacaroteno e licopeno, importantes para a saúde da pele, e favorecem o aumento dos níveis de melanina no corpo.

vitamina D

Pessoas negras sintetizam menos vitamina D
“Os indivíduos com o tom de pele mais escuro, graças à presença de maior quantidade do pigmento melanina no corpo, tem uma síntese prejudicada de vitamina D, já que a melanina é capaz de dissipar 99,9% da radiação UV absorvida pela pele”, afirma a nutricionista Adriana Ávila.

“A melanina serve para pigmentar. Além disso, ela também protege a pele da ação dos raios ultravioleta, mas a principal função da melanina é a coloração”, explica a dermatologista Fabiana Wanick.