Quanto custa o exame para detectar leptospirose?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Em 6x de R$300,16 no Cartão.

O teste é semelhante ao teste de gravidez, onde você coloca uma gota de sangue e, em 20 minutos, sai o diagnóstico, permitindo ao médico fazer uma intervenção rápida com os medicamentos corretos", destacou o pesquisador da Fiocruz, Mitermayer Galvão dos Reis.

Podem ocorrer diarreia, dor nas articulações, vermelhidão ou hemorragia conjuntival, fotofobia, dor ocular, tosse; mais raramente podem manifestar exantema, aumento do fígado e/ou baço, aumento de linfonodos e sufusão conjuntival.

Os testes diagnósticos para leptospirose têm alto custo, sendo necessário juntar uma quantidade de amostras de pacientes com suspeita da doença para que seja realizado, levando dias e até semanas para apresentar o resultado.

O Laboratório de Referência Nacional para Leptospirose (LRNL), atua realizando análises sorológicas e moleculares para a definição dos casos clínicos suspeitos de leptospirose.

A transmissão ocorre, principalmente, através do contato com a água ou lama de enchentes contaminadas com urina de animais portadores, sobretudo os ratos. A penetração da Leptospira no corpo, através da pele, é facilitada pela presença de algum ferimento ou arranhão.

Devemos suspeitar de leptospirose quando o paciente apresentar febre de início abrupto, mialgia intensa, cefaleia, anorexia, náuseas e vômitos. Podem ocorrer também diarréia, artralgia, hiperemia ou hemorragia conjuntival, fotofobia, dor ocular e tosse.

Leptospirose: teste rápido é capaz de diagnosticar a doença em 20 minutos.

A antibioticoterapia está indicada em qualquer período da doença, mas sua eficácia costuma ser maior na 1ª semana do início dos sintomas. Na fase precoce, são utilizados Doxiciclina ou Amoxicilina; para a fase tardia, Penicilina cristalina, Penicilina G cristalina, Ampicilina, Ceftriaxona ou Cefotaxima.

A leptospirose tem cura e pode, até mesmo, sair do corpo do paciente sem intervenção médica nos casos mais leves devido à própria ação do sistema imunológico. No entanto, como em algumas situações é indicada a administração de medicamentos e quadros graves pedem por internação, é importante o acompanhamento médico.

Leptospirose em cães

  • Ícterícia: mais leve, provocada principalmente pela L. icterohaemorrhagie.
  • Urêmica: provocada principalmente pela L canicola e atinge principalmente animais idosos e apresenta grande taxa de mortalidade.
  • Gastrintestinal: provocada principalmente pela L. canicola.

Em aproximadamente 15% dos pacientes, a leptospirose progride para a fase tardia da doença, que é associada com manifestações mais graves e potencialmente letais. Agente etiológico - é cusada por uma bactéria, que pode sobreviver no meio ambiente por até 180 dias.

A resposta depende principalmente da forma como o ratinho foi adquirido! Na maioria dos casos, onde a compra do animal foi em um local seguro, com comprovação e alvará de funcionamento, é provável que o rato não esteja infectado e seja seguro para ser levado até a sua casa como um animal de estimação.

Para o diagnóstico da leptospirose canina é necessário a realização de exames laboratoriais, sendo o exame bacteriológico considerado definitivo (SANTA ROSA, 1970.