O que impede que a célula vegetal se rompa?

Perguntado por: eperes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Na célula vegetal, os resultados acontecem de formas diferentes, em razão da presença de uma parede celular. Diferente do que ocorre na célula animal, na vegetal, quando a célula é inserida em uma solução hipotônica, a água entra normalmente na célula, porém a parede celular irá impedir que ela se rompa.

Quando uma célula vegetal está em meio hipotônico, absorve água e ao contrário da célula animal, ela não se rompe, pois é revestida pela parede celular, que é permeável, mas tem elasticidade limitada, restringindo o aumento do volume da célula.

Agora, quando uma célula vegetal está em meio hipotônico, absorve água, mas não se rompe, pois é revestida pela parede celular. Assim, a célula torna-se túrgida. Em contrapartida, quando a célula está em meio hipertônico, perde água e seu citoplasma se retrai, tornando-a plasmolisada.

Parede celular: tem a função de proteger e sustentara célula. É composta por uma substancia chamada celulose que forma uma rede de fibras, que confere pouca elasticidade ao contorna da célula vegetal, contribuindo com a manutenção de sua forma.

Osmose nas células vegetais
Quando uma célula vegetal está em meio hipotônico, absorve água. Ao contrário da célula animal, ela não se rompe, pois é revestida pela parede celular ou membrana celulósica, que é totalmente permeável, mas tem elasticidade limitada, restringindo o aumento do volume da célula.

Algumas células, como da epiderme e da medula óssea, estão constantemente se multiplicando. Ao mesmo tempo, outras células, como os neurônios e as hemácias, não se dividem depois da etapa de diferenciação celular.

A osmose nas plantas ocorre porque a solução existente no interior da raiz é mais concentrada do que na terra ao seu redor. Assim, o líquido da terra passa para dentro da planta.

Nas plantas, a entrada de água e nutrientes ocorre pela raiz, favorecida pela presença de pelos radiculares que aumentam a superfície de absorção. Água e íons são essenciais para o desenvolvimento da planta e são conseguidos graças às raízes, que, além de fixar a planta no solo, atuam na função de absorção.

Essa estrutura atua impedindo a entrada excessiva da água. Veja o que ocorre com as células vegetais quando submetidas a diferentes soluções. Quando colocamos uma célula vegetal em solução hipotônica, a água entra por osmose nessa célula.

Em um meio hipertônico as células tendem a encolher, já que perdem água. Já uma célula colocada em meio hipotônico pode inchar até romper, pois há movimento de água para dentro da célula.

Eles ajudam a controlar o pH do citoplasma, pelo transporte de íons H+ pelo tonoplasto, e a manter a pressão de turgor constante, independentemente da tonicidade dos fluidos de ambientes adjacentes.

Também conhecida como aparelho de Golgi ou complexo golgiense, é responsável por armazenar, transformar e exportar as substâncias produzidas no Retículo Endoplasmático Liso e Rugoso (REL e RER), estabelecendo dessa forma, uma relação de interdependência.