Por que a fibromialgia dói tanto?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 4 votos

É comum que o paciente com fibromialgia reclame constantemente de dor. Essa dor contínua se deve a estimulação repetida do nervo que faz com que o cérebro entenda aquilo como uma doença, consequentemente, ocorre um aumento anormal dos níveis de substâncias químicas que sinalizam dor (neurotransmissores).

Quando questionados onde dói, os pacientes com fibromialgia respondem: dói tudo. São dores constantes, que pioram ao toque e surgem em vários pontos do corpo, tais como nuca, ombros, lombar, quadris, tornozelos, cotovelos e joelhos.

O principal indício da doença é a dor crônica generalizada, que atinge as partes acima e abaixo da cintura, os lados direito e esquerdo do corpo e pelo menos uma parte da coluna. Na maioria dos casos, a doença se instala de forma progressiva e o paciente vai percebendo os sintomas aos poucos.

Um surto de fibromialgia é um aumento temporário no número e/ou intensidade dos sintomas. O agravamento da dor, que ataca intensamente ossos e músculos, e da fadiga, são os dois primeiros sintomas observados. Sono insatisfatório, aumento da disfunção cognitiva e distúrbios digestivos também costumam ocorrer.

Na verdade, seria como se o cérebro das pessoas com fibromialgia estivesse com um “termostato” ou um “botão de volume” desregulado, que ativasse todo o sistema nervoso para fazer a pessoa sentir mais dor. Desta maneira, nervos, medula e cérebro fazem que qualquer estímulo doloroso seja aumentado de intensidade.

Atividade física
A Sociedade Brasileira de Reumatologia recomenda que seja realizada de três a cinco vezes por semana, durante 30 a 60 minutos. Para ajudar a aliviar a dor e fortalecer e alongar os músculos, os exercícios mais indicados são caminhada, natação e hidroginástica.

Quem tem fibromialgia, geralmente, sofre com a má qualidade do sono. Por isso, café, chás ricos em cafeína, energéticos e refrigerantes a base de cola devem ser evitados ou ingeridos apenas nas primeiras horas do dia.

Fraqueza, que em alguns casos pode ser o aspecto mais importante da fibromialgia. Pessoas referem cansaço, falta de energia ou fadiga muscular. Pode se tornar difícil subir escadas, ter “força” para ir fazer compras ou mesmo trabalhar. Distúrbios do sono.

Princípio Ativo

  • Com Canabidiol (1)
  • Com Clonixinato De Lisina (2)
  • Com Cloridrato De Ciclobenzaprina (11)
  • Com Cloridrato De Duloxetina (10)
  • Com Prebictal (1)
  • Com Pregabalina (15)

Atualmente, as pessoas com fibromialgia ou fadiga crônica têm direito a receber atendimento integral pelo SUS (incluindo tratamento multidisciplinar nas áreas de medicina, psicologia e fisioterapia) e acesso a exames complementares e a terapias reconhecidas, inclusive fisioterapia e atividade física.

A dor pode piorar com o estresse, a falta de sono e até o clima. A causa exata da doença ainda não é conhecida, mas muitos gatilhos podem estar envolvidos no desenvolvimento da fibromialgia. Os pesquisadores acreditam que ela é um problema na maneira com que o cérebro interpreta e transmite os sinais de dor.