Tem colesterol na membrana plasmática?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Os principais componentes da membrana plasmática são os lipídios (fosfolipídios e colesterol), as proteínas e os grupos de carboidratos que estão anexados a alguns lipídios e proteínas.

Colesterol: presente apenas em células animais, o colesterol garante uma maior flexibilidade e elasticidade para a membrana plasmática. Isso facilita a entrada e saída de substâncias hidrofílicas pela bicamada lipídica. Em outros organismos, há outros tipos de esteróides na membrana que desempenham essa mesma função.

Nas células vegetais não existe colesterol em suas membranas, mas sim moléculas parecidas, os fitoesteróides. Além dos lipídeos, a membrana plasmática apresenta proteínas que podem ser periféricas (não penetram na membrana) ou integrais (atravessa a membrana ou penetram no interior de uma das metades).

O colesterol é o componente da membrana plasmática mais variável, possuindo relação direta com a capacitação espermática (HARRISON & GADELLA, 2005). A relação entre colesterol e fosfolipídio é que determina a fluidez da membrana. Regiões de membrana com elevado teor de colesterol possuem menor fluidez.

Antígenos e enzimas são proteínas que ocupam a membrana plasmática. Já os fosfolipídios e o colesterol são lipídios que fazem parte da sua composição. Portanto, o único componente das alternativas que não faz parte da membrana plasmática é o citosol.

fígado

O colesterol é um lípido (gordura) produzido pelo fígado a partir de alimentos ricos em gordura, e é necessário para o funcionamento normal do corpo, estando presente nas membranas (camadas externas) de todas as células do organismo.

Ele faz parte do grupo dos esteroides naturais, que são lipídios (gorduras) que possuem em sua estrutura quatro ciclos formados por 17 átomos de carbono. Todas as nossas células podem sintetizar o colesterol, mas ele é produzido principalmente no fígado e intestino.

A membrana plasmática é constituída por uma bicamada lipídica com proteínas inseridas, além de carboidratos e esteroides. Além de proteínas e lipídeos, a membrana plasmática também apresenta em sua constituição cadeias de carboidratos.

FOSFOLIPÍDIOS

Pode-se dizer que os lipídios são os componentes que compõem a estrutura básica da membrana plasmática. Existem 3 grandes classes de lipídios que compõem a membrana: FOSFOLIPÍDIOS, ESTERÓIDES e GLICOLÍPIDIOS, sendo que os fosfolipídios são os mais abundantes.

As membranas são formadas por lipídeos, carboidratos e proteínas. O colesterol é importante para a integridade das membranas e pode representar até 25% de seu conteúdo.

Dentro da Citologia, as proteínas de uma membrana plasmática estão representadas por enzimas, glicoproteínas, proteínas transportadoras e antígenos. Quando essa substância atravessa a bicamada lipídica lado a lado elas são classificadas de proteínas transmembranas ou integrais.