Quais os elementos de neurose?

Perguntado por: oguimaraes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 10 votos

Dentro do campo das neuroses há basicamente três grupos de categorias pelas quais os processos de defesa se desenvolvem: a histeria, a obsessão e a fobia.

Os três tipos de neuroses: conheça
Pode ser dividida em três tipos: obsessiva, fóbica e histérica, todas elas podem se manifestar sendo decorrentes de eventos estressantes, que fazem o inconsciente despertar seus sentimentos recalcados.

Quais são os tipos de neurose?

  • Neurose de histeria. As “mulheres histéricas” foram as primeiras pacientes estudadas pelo então neurologista Sigmund Freud na Áustria, antes dele desenvolver a psicanálise. ...
  • Neurose fóbica. ...
  • Neurose obsessiva. ...
  • Neurose de angústia. ...
  • Neurose ansiosa. ...
  • Neurose Traumática.

A neurose é uma estrutura da personalidade que está intimamente ligada à angústia. A pessoa consegue manter um pensamento racional e distinguir o certo do errado. Ela tem a necessidade de seguir as normas e fazer aquilo que é correto, sentindo-se culpada quando não consegue cumprir com essa expectativa.

Já as neuroses atuais, cujos exemplares principais são a neurose de angústia e a neurastenia, se caracterizavam principalmente por sintomas corporais como inibição do funcionamento de determinado órgão, irritação em determinada parte do corpo, pressão intracraniana, angústia, fadiga, dores diversas, etc.

A neurose é uma característica de transtornos como ansiedade, depressão e estresse pós-traumático. O termo neurose surgiu em meados do século XVIII, na época, ele era tratado como um único transtorno, que não estava necessariamente relacionado a uma causa física.

RESUMO - De acordo com a abordagem gestáltica, a neurose é o resultado de processos inconscientes, repetitivos e obsoletos de interrupção do contato, gerando uma distorção na percepção da realidade, dificultando a recuperação do equilíbrio no campo organismo/meio e impedindo o crescimento do self.

A neurose é um quadro clínico atípico definido por sentimentos e emoções negativas. Há diversos tipos de neurose que podem afetar uma pessoa. Os indivíduos neuróticos possuem grandes apreensões sobre tudo a sua volta. Além disso, são emocionalmente vulneráveis e não reagem bem a mudanças ou críticas.

A estrutura de personalidade neurótica também tem as suas subestruturas: obsessiva, histérica de angústia e histérica de conversão, sendo que estas serão determinadas pela forma como o Complexo de Édipo será vivenciado e pela maneira com que o superego torna-se presente (BERGERET, 1998).

Sintomas da neurose obsessiva
Aparecimento constante de pensamentos que geram sentimentos de angústia , medo e culpa que geram ansiedade na pessoa e que se tornam difíceis de controlar. A pessoa tende a agir impulsivamente , mesmo que não seja isso que ela realmente queria fazer.

Id, ego e superego: esses são os três componentes da Teoria Estrutural, que representam, respectivamente, os impulsos, a racionalidade e o senso de moral. Cada uma dessas partes é responsável por diferentes aspectos da personalidade e definem como o indivíduo age e se relaciona com outras pessoas.