Qual é o mecanismo de defesa da neurose?

Perguntado por: asalgueiro5 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Segundo Freud, a neurose representa a defesa contra ideias insuportáveis. Trata-se, portanto, de um mecanismo psíquico que usa grande energia na tentativa de reprimir conteúdos inconscientes que trariam sofrimento ao Ego, parte consciente do indivíduo.

Cada uma dessas estruturas: neurose, psicose e perversão, possui, segundo Freud, um mecanismo de defesa específico. Esse mecanismo de defesa nada mais é do que uma forma inconsciente que a mente do indivíduo encontra para lidar com o sofrimento que advém do Complexo de Édipo.

Considerando o contexto da neurose, na estrutura neurótica obsessiva há também os mecanismos de defesa que se presentifica na formação dos sintomas constituindo-se de modo complexo e em várias formas, sendo eles o recalque, a regressão e a formação reativa (SOUTO, 2012).

Os mecanismos de defesa são: negação, formação reativa, projeção, deslocamento, identificação, isolamento, racionalização, intelectualização, sublimação.

Quais são os mecanismos de defesa? Existem pelo menos quinze tipos de mecanismos de defesa conhecidos e explicados pelas teorias da psicologia. Entre eles, podemos citar: compensação, expiação, fantasia, formação reativa, identificação, isolamento, negação, projeção e regressão.

Os mecanismos de defesa, assim como o próprio termo indica, são meios de proteção criados pelo inconsciente para distanciar indivíduos de eventos, atitudes, sentimentos, crenças, palavras e pensamentos desagradáveis.

Os três tipos de neuroses: conheça
Pode ser dividida em três tipos: obsessiva, fóbica e histérica, todas elas podem se manifestar sendo decorrentes de eventos estressantes, que fazem o inconsciente despertar seus sentimentos recalcados.

É importante destacar que Freud opõe neurose e psicose com relação ao modo pelo qual ambas lidam com a negativa (Verleugnung), mecanismo em geral associado à perversão: "a neurose não recusa a realidade, apenas não quer saber nada sobre ela; a psicose a recusa e procura substituí-la" (p. 282).

Os principais mecanismos de defesa estudados pela psicanálise são: a regressão, o deslocamento, a negação, a racionalização, a sublimação e a repressão. Os mecanismos são formas que o inconsciente encontra para reprimir certos desconfortos.

Ou seja, um distúrbio psicológico que modifica seu comportamento, mas do qual eles têm consciência. Como, por exemplo, fobias, ataques de ansiedade e hipocondria. Na maioria das vezes, a neurose está ligada a um trauma do passado. Ao trazê-la para fora do inconsciente ajuda a alcançar a cura.

Os principais tipos de transtorno neuróticos designados por Freud são: a neurose de angústia, a neurose fóbica e a neurose obsessiva.

RESUMO - De acordo com a abordagem gestáltica, a neurose é o resultado de processos inconscientes, repetitivos e obsoletos de interrupção do contato, gerando uma distorção na percepção da realidade, dificultando a recuperação do equilíbrio no campo organismo/meio e impedindo o crescimento do self.

Quais são os principais mecanismos de defesas? Os principais mecanismos de defesa são: repressão, negação, racionalização, formação reativa, isolamento, projeção e regressão.

O Id é a fonte de nossa energia psíquica, e representa a nossa libido. O Ego é desenvolvido a partir do nosso Id e tem o intuito de tornar nossos impulsos efetivos, como se fosse nosso princípio de realidade. O Superego é a parte moral da mente humana e age de acordo com os valores da sociedade em que vivemos.