Quais são as características da personalidade histérica?

Perguntado por: rcavalcante . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 9 votos

O transtorno de personalidade histriônica é caracterizado por um padrão generalizado de excessiva emocionalidade e busca de atenção. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é com psicoterapia psicodinâmica.

A pessoa com transtorno de personalidade histriônica utiliza sua aparência física e age de maneira indevidamente sedutora ou provocante para chamar a atenção dos outros. Ela com frequência age de forma submissa para reter a atenção dos outros.

Eles costumam apresentar emoções exageradas, apresentam acessos de mau humor, choro e acusações, quando deixam de ser o centro das atenções. No início as pessoas costumam se encantar por esse indivíduo, mas a necessidade de ser sempre o centro das atenções acaba minando essa admiração.

Podem caracterizar-se por fenómenos de conversão ou fenómenos dissociativos. Podem surgir alterações espectaculares da personalidade essencialmente superficiais que, às vezes, se manifestam por fugas. Pode imitar uma psicose.

O que é Histeria:
Normalmente afeta pessoas com personalidade histérica, ou seja, com uma forte tendência para ser o centro das atenções, seduzir e sensualizar as reações sociais e afetivas, manipular ou confundir a realidade e teatralizar os conflitos.

Psicoterapia é geralmente o tratamento para o transtorno de personalidade histriônica. O objetivo do tratamento é ajudar o indivíduo a descobrir as motivações e medos associados com os seus pensamentos e comportamento, além de ajudar a pessoa a aprender a se relacionar com os outros de uma forma mais positiva.

Para ser classificado como “portadora” de um transtorno histriônico, os sintomas mais comuns a ser apresentado são a procura por aprovação ou reafirmação, comportamento dramático com expressões exageradas de emoção, excesso de sensitividade a criticas ou desapontamentos, comportamento provocativo sexualmente, ...

A histeria é uma forma de neurose caracterizada por excessos emocionais e certa teatralidade de suas diversas manifestações. São reconhecidos dois diferentes tipos do distúrbio: (1) transtornos dissociativos e (2) transtornos somatiformes.

Ou seja, na neurose obsessiva a pessoa conhece o trauma, embora não esteja ciente de sua significação. Em suma, o que parece haver é que o neurótico obsessivo tem a sensação de sempre ter conhecido essa causa, enquanto para o histérico, ela parece ter sido esquecida há muito tempo.

Resumo. A neurose é uma estrutura psíquica caracterizada por sintomas de origem infantil a partir de um conflito psíquico recalcado. A histeria é uma neurose que tem como característica a conversão somática como peculiar na formação de seus sintomas.

Enquanto na histeria, afirma o autor, a bissexualidade está diretamente implicada, porque conflitante, na depressão, ao contrário, há uma clivagem; de um lado, o feminino e o masculino afetam sobremaneira, de outro é indiferente.

A síndrome dissociativa acontece quando há uma falha na integração dos elementos e funções mentais e suas alterações envolvem, basicamente, a consciência e a memória.