Quando a hóstia virou carne?

Perguntado por: rgois . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

O milagre eucarístico do sangue do coração de Cristo que aconteceu em Lanciano, na Itália, é datado do ano 700 d.C. e continua bastante famoso. Um monge celebra uma missa e realiza uma consagração. Depois disso, conta a tradição que hóstia e vinho se transformam em carne e sangue.

Um possível milagre eucarístico aconteceu na cidade de Pedro Juan Cabellero, fronteira com o Brasil.

É o momento da Fração do Pão. No Altar, o padre pega a hóstia maior, chamada hóstia magna, e fraciona esta hóstia para viver aquilo que Cristo tanto nos ensinou. O pão é sagrado se é partilhado, e quando o pão é partilhado, ele é pão para todos. O Cristo mesmo, disse: 'Tomai todos e comei.

No Catolicismo, o milagre eucarístico de Lanciano é um milagre eucarístico [en] que teria ocorrido no século VIII, na cidade italiana de Lanciano. Refere-se à extraordinária transformação de uma hóstia em carne humana e do vinho em sangue humano, durante uma missa.

Quando a hóstia lhe tocou a língua, a beata abriu e revirou os olhos espantados. Parecia ter entrado num estranho transe. Foi então que se deu o fenômeno: segundo chegariam a jurar sobre a Bíblia as testemunhas ali presentes, a hóstia na boca de Maria de Araújo mudou de forma e de cor. Transformou-se em sangue vivo.

Assim, quando uma hóstia ou particula cair no chão, deve – se chamar imediatamente o padre, diácono ou ministro, pois eles são os encarregados de velar para que o Corpo e o Sangue de Cristo sejam tratados com a devida reverência.

Um sacerdote chamado Pedro de Praga, que se encontrava em viagem pelo país, duvidava da presença de Cristo na Eucaristia. Ao celebrar a Missa na Basílica de Bolsena, o padre vê a hóstia transformar-se em carne durante a consagração.

Há dois elementos doutrinais na questão: 1) o adultério é um pecado objetivamente grave; 2) quem está em pecado grave não pode receber a comunhão eucarística (deve se confessar e sair da situação de pecado em que vive).

Nesta participação na Rádio Aparecida, Padre Carlinhos Melo, da Arquidiocese de Aparecida, nos orienta sobre o hábito de comer ou não a Hóstia. Mastigando a Sagrada Hóstia ou não, o que devemos garantir é que a engulamos, já que a Sagrada Eucaristia é o alimento espiritual, e, para recebê-lo, é necessário come-lo.

Depois da sagrada Comunhão, não somente as hóstias que sobram e as partículas de hóstia que se separaram e que conservam o aspecto exterior de pão devem ser conservadas ou consumidas respeitosamente, por causa do respeito devido à presença eucarística de Cristo, mas também com respeito aos outros fragmentos de hóstia ...

- Um dos milagres eucarísticos mais recentes oficialmente aprovados pela Santa Sé ocorreu no Natal de 2013 na Polônia e contém tecido de um coração em agonia. A Eucaristia é o sacramento da Igreja Católica no qual Jesus Cristo está realmente presente.

No mais famoso milagre eucarístico já testemunhado pela Igreja, em Lanciano, a carne e o sangue vivos de Cristo apareceram nas mãos de um monge que duvidava.