Porque a Eucaristia não tem fermento?

Perguntado por: isantana . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 5 votos

Segundo a doutrina católica, hóstias completamente desprovidas de trigo são inválidas para a transubstanciação, momento em que a hóstia torna-se corpo de Cristo.

A hóstia é um pão. É feita de farinha com água, como um pão qualquer. É apenas mais fina em seu formato. Tanto que se diz que a matéria válida para a Eucaristia é justamente o pão feito de trigo.

Se quiséssemos que a Sagrada Hóstia se dissolvesse completamente na boca, de modo que já não conservasse as aparências de pão, não receberíamos a Sagrada Comunhão nem as graças que esse sacramento nos concede. O que é exigido pela Igreja é que os católicos recebam a comunhão reverentemente.

Algumas pessoas simplesmente acham que é um pão e mais nada, por isso não sentem nada além de farinha. Outras acreditam tanto que é Jesus, que dizem ter o gosto mais gostoso que já provaram.

A hóstia precisa ser feita de trigo, de preferência puro, com o mínimo de acréscimo de outros ingredientes, como cereais e levedura. E trigo tem glúten, uma proteína que causa intolerância em algumas pessoas.

Um possível milagre eucarístico aconteceu na cidade de Pedro Juan Cabellero, fronteira com o Brasil.

Mateus 26, 26-28). E ao fazer a fração do pão, uma pequena parte desta hóstia é tirada e é mergulhada no cálice, onde está o vinho consagrado. Por que este gesto? Para dizer que Cristo está todo no pão e está todo no vinho.

APÓS COMUNGAR, NÃO CONVERSE.
Após comungar, volte ao seu lugar e fale com Jesus. Se não comungou, faça uma comunhão espiritual e converse com Ele, na intimidade do seu coração.

Há dois elementos doutrinais na questão: 1) o adultério é um pecado objetivamente grave; 2) quem está em pecado grave não pode receber a comunhão eucarística (deve se confessar e sair da situação de pecado em que vive).

Vinte e seis anos depois, ou seja em 1973, o Ritual da sagrada Comunhão e culto do mistério eucarístico fora da Missa estabeleceu: “Os que vão comungar abstenham-se de alimentos e bebidas, excepto água ou remédios, pelo espaço de ao menos uma hora antes de receberem o Sacramento.

Nesta participação na Rádio Aparecida, Padre Carlinhos Melo, da Arquidiocese de Aparecida, nos orienta sobre o hábito de comer ou não a Hóstia. Mastigando a Sagrada Hóstia ou não, o que devemos garantir é que a engulamos, já que a Sagrada Eucaristia é o alimento espiritual, e, para recebê-lo, é necessário comê-lo.

É o momento da Fração do Pão. No Altar, o padre pega a hóstia maior, chamada hóstia magna, e fraciona esta hóstia para viver aquilo que Cristo tanto nos ensinou. O pão é sagrado se é partilhado, e quando o pão é partilhado, ele é pão para todos. O Cristo mesmo, disse: 'Tomai todos e comei.