O que é blasfêmia na Igreja Católica?

Perguntado por: egois . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

Tão antigo quanto qualquer crença religiosa, a blasfêmia é vista pela Igreja como um desprezo contra Deus e seus ensinamentos, podendo ser expressa através de palavras ou por uma ação.

Blasfêmia é uma ofensa a uma divindade. É um insulto a uma religião ou a tudo que é considerado sagrado. É a difamação do nome de um Deus. Blasfêmia é também uma palavra ou ato injurioso contra qualquer pessoa ou coisa respeitável.

Quanto à blasfêmia do Espírito, não serão per-doadas. Isto é, quem fala contra o Filho do Homem, estará perdoado; já quem fala contra o Espírito santo, não estará perdoado nem neste estado frequente (de blasfemar) nem no que (mais) pretende fazer. (Mt 12,31-32, tradução e ênfase nossa).

A blasfêmia é o ataque à honra de divindades cultuadas pelos mais diversos grupos religiosos e precisa ser combatida pela legislação. Esse PL não trata apenas de garantir a liberdade de culto e a preservação de objetos sagrados, mas visa, sobretudo, o respeito às divindades cultuadas e à fé dos seus seguidores.

A blasfêmia contra o Espírito Santo é um pecado imperdoável conforme indicado na Bíblia Sagrada (Mateus 12:31; Marcos 3:28-30). Basicamente blasfemar contra o Espírito Santo significa “falar contra o Espírito Santo”. A pessoa que blasfema contra o Espírito Santo insulta Sua honra, Suas obras e Sua divindade.

blasfémia

  • toda a palavra ou atitude injuriosa contra uma divindade ou religião.
  • atribuição de defeitos a Deus ou negação de qualquer dos Seus atributos.
  • dito insultuoso; ofensa.
  • calúnia; difamação.
  • praga.

De fato, o pecado contra o Espírito Santo ou nosso espírito santo, nossa centelha divina ou a voz de nossa própria consciência, é muito grave e tem, então, que ser mesmo pago, pois não tem perdão!

No livro de Marcos 3, 28-29, Jesus nos diz: “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”.

Nesta passagem do livro de Provérbios, Deus mostra que alguns são mais graves que outros. Os pecados capitais são: orgulho, inveja, ira, preguiça, avareza, glutonaria e sensualidade.

Eu peço perdão para todos os meus ancestrais. Eu peço o vosso perdão, por todos aqueles que eles magoaram de alguma forma, e aceito o perdão em nome de meus ancestrais, daqueles que os magoaram. Pai Celestial, pelo sangue de Jesus, hoje peço que leveis todos os meus parentes mortos , à luz do céu.

Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.

2 afronta, agravo, ataque, desacato, insulto, ofensa, ultraje.