Qual o sinônimo de perdão?

Perguntado por: rdantas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 4 votos

15 sinônimos de perdão para 1 sentido da palavra perdão: Remissão de culpas e pecados: 1 desculpa, absolvição, remissão, indulto, indulgência, escusa, misericórdia, isenção, expiação, graça, mercê, anistia, vênia, relevamento, relevação.

O contrário de perdão é: Principais antônimos de perdão: 1 castigo, culpa, condenação, punição, danação, pena, corretivo, penalização, lição, penalidade, vingança, criminação, incriminação, inculpação, acusação.

O que é o perdão:
Perdão é a ação humana de se livrar de uma culpa, uma ofensa, uma dívida, etc. O perdão é um processo mental que visa a eliminação de qualquer ressentimento, raiva, rancor ou outro sentimento negativo sobre determinada pessoa, ou por si próprio.

Expresse remorso pelo erro, peça desculpas
Todo pedido de desculpas deve começar com duas ou três palavras mágicas: "Sinto muito", "Peço desculpas" ou qualquer outra variação disso, como, "Foi mal", "Eu errei" ou "Me perdoa".

Significado de Perdoador
substantivo masculino Pessoa que perdoa facilmente, que não tem dificuldade em perdoar ou desculpar.

Mas, afinal, o que é o perdão? “Perdoar é permitir que a pessoa se aproxime” (Efésios 2, 13). Perdoar é uma união de arrependimento e sacrifício. Só há perdão se uma das partes estiver de fato arrependida e a outra verdadeiramente disposta a sentir a compaixão.

O perdão de Deus baseia-se exclusivamente no seu amor e na sua graça incondicional. Nós não o merecemos. A palavra grega para pecado, em Mateus 6:12, significa literalmente “dívida”. Porque quebramos a lei de Deus, temos dívidas com Ele que jamais poderemos ressarcir.

Perdoar torna nosso espírito leve, nos possibilita enxergar além da dor e do ressentimento, nos ajuda a seguir em frente, deixando o passado para trás, sem remoer os erros, sem desejar vingança. Perdoar é possível e necessário para alcançar a tão almejada liberdade.

A Importância do Perdão
É olhar para algo que aconteceu com uma nova perspectiva, observando com os olhos da compaixão. Manter esse rancor, desejo de vingança, culpa e raiva apenas faz com que nossa própria mente e emoções sejam atingidas.

A etimologia da palavra é perdonare que, no latim tardio, tem o significado de doar. “No fundo, ao fazer isso você doa seu direito de estar ressentido com quem fez a agressão”, explica a psicoterapeuta especializada em relacionamentos familiares Lana Harari. Ou seja, abre mão de sentir-se vítima de algum ato ruim.

6 dicas para te ajudar a pedir desculpas do jeito certo

  1. 1- Seja sincero e reconheça o erro. ...
  2. 2- Não minimize a dor do outro. ...
  3. 3- Não peça desculpas só para ficar bem. ...
  4. 4- Mais que falar, é preciso agir. ...
  5. 5- Sem "desculpe, mas…" ou meias desculpas. ...
  6. 6- Seja realista: pedir desculpas é só o começo.

Para um bom pedido de desculpas, você pode seguir os seguintes passos:

  1. Encontre palavras claras e precisas, nunca provocadoras! ...
  2. Peça desculpas pelo que realmente ocorreu. ...
  3. Avalie o modo de apresentar as desculpas. ...
  4. Comunique o seu arrependimento. ...
  5. Seja verdadeiro ao se desculpar.

Pedir perdão significa mostrar arrependimento. É um ato de humildade em que se admite que não se procedeu da melhor forma, ou que a forma como se agiu não teve em contar o melhor para o outro, o que, mesmo sem perceber prejudicou ou magoou o outro.

No Novo Testamento, há dois vocábulos gregos que são traduzidos como perdoar: “aphiemi”, que significa deixar de lado, e “apoluo”, que significa libertar, colocar em liberdade. Resta-nos escolher qual atitude aplicar diante de algo que nos deixa magoados.

Perdoar alguém é um verdadeiro remédio que atua em instâncias que vão desde a qualidade do sono até a fadiga, reduzindo sentimentos e patologias prejudiciais à saúde como a tensão, raiva e depressão.

Perdoar a si próprio pode ser mais difícil do que perdoar a outras pessoas e isso tem uma razão muito humana de ser. Somos acostumados a julgarmos e entendermos que, através do perdão do outro, seremos felizes, mas temos dificuldades em enxergarmos os próprios erros e a nos vermos como seres imperfeitos.