O que é a maçonaria azul?

Perguntado por: lreal . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 15 votos

Daí em diante, a Maçonaria Azul, como é conhecida a Maçonaria inglêsa, defende a Monarquia da Grã-Bretanha. O Príncipe de Gales é sempre o Grão-Mestre da referida sociedade secreta com objetivos políticos. Deixa o grão-mestrado quando ascende ao trono, para ser o Rei da Inglaterra.

No final do século XVIII, haviam dois tipos de Maçonaria, a Maçonaria Azul na Inglaterra, conservadores, defensores da Monarquia Constitucional e parlamentar, cujo modelo era a Inglaterra e a Maçonaria Vermelha na França, revolucionários liberais e republicanos, favorável à emancipação completa. com a nova forma de ...

Não havia nítida separação entre os irmãos maçons: muitos de tendência "vermelha", isto é, republicanos, achavam-se nas lojas "Azuis", rente aos monar- quistas, e vice-versa. Outros faziam-no por espionagem.

Primeiro, um negro azulado profundo, evocando as trevas, a morte, o subterrâneo; depois o branco, que é o renascimento, a cor da regeneração; e por fim o vermelho, o fogo celeste, o raio de luz, o sol, como corolário desse processo.

A maçonaria possui uma hierarquia dentro de sua organização, com membros, secretários e o Grão-Mestre, o cargo mais alto dentro da instituição.

No Rito Escocês Antigo e Aceito existem 33 graus (sendo o 33º o mais alto grau - Soberano Grande Inspetor-Geral.) que devem ser percorridos. Os Graus Maçônicos podem ser separados em duas categorias: simbólicos e filosóficos.

É um símbolo da discrição que faz parte do comportamento dos membros da maçonaria e funciona como uma lembrança dos valores discretos que devem ser seguidos pelos maçons.

A duração de cada etapa varia muito de acordo com a jurisdição de cada Loja, mas raramente é menor que três meses ou maior que três anos.

Para subirem de grau têm de apresentar trabalhos, chamados internamente “pranchas”, e pelo meio vão recebendo formação sobre os símbolos, as histórias e os procedimentos maçónicos.

Os graus básicos eram aprendiz, companheiro e mestre. Cada loja tinha sua própria hierarquia, na qual o posto de venerável era o mais alto. Cada agrupamento maior, como um Grande Oriente, também tinha seus postos hierarquizados, sendo superior o de grão- mestre.

O que significa os três pontos na assinatura do maçom? TRÊS PONTOS Lembra o místico delta, faz referência ao tripé liberdade, igualdade e fraternidade e às qualidades indispensáveis ao maçom: amor, vontade e inteligência.