O que é uma loja espúria?

Perguntado por: esubtil7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 3 votos

Será espúrio. Se existem membros espúrios em uma Loja, esta Loja não está sob a égide do esquadro e do compasso. Portanto, ela acaba por receber o título de Loja Espúria.

C) As Potências Irregulares ou Espúrias são as que nasceram sem a adoção aos princípios básicos de uma Potência Regular, ou, as que mesmo os tendo, adotam rituais não conhecidos ou mesmo contrários aos acatados universalmente, acrescidos dos usos e costumes não condizentes com os dos verdadeiros postulados das ...

A Loja Maçônica, Loja Maçónica, Loja Simbólica, Loja de São João, Loja ou ainda Oficina (como é chamada pelos maçons) é uma estrutura organizada por assembleias onde os maçons se reúnem periodicamente para trabalhar de forma ritualística segundo o rito que adotam.

Loja Regular > é regular se fundada, pelo menos, por sete Mestres Maçons, todos eles sendo Membros de Lojas Regulares. Uma Grande Loja deve ser considerada Regular se foi formada pela união de, no mínimo, três Lojas Regulares.

No Brasil, as Potências Maçônicas reconhecidas nacional e internacionalmente são as Grande Lojas, integrantes da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil -CMSB, da qual fazemos parte, os Grandes Orientes Estaduais, filiadas à Confederação Maçônica do Brasil – COMAB, e o Grande Oriente do Brasil – GOB.

- O passaporte Maçônico deve ser solicitado junto à secretaria da GLMECE e o pagamento deve ser efetuado na tesouraria. O mesmo tem validade de três anos.

substantivo masculino Iniciado na maçonaria, sociedade semissecreta e internacional cujos membros professam os princípios de igualdade e de fraternidade; pedreiro-livre. Etimologia (origem da palavra maçom). A palavra maçom deriva do francês "maçon", que significa pedreiro.

O posto mais alto na Maçonaria, então e agora, é o terceiro grau: Mestre Maçom.

A loja de perfeição é uma oficina em que os IIrm. '. auxiliam-se mutuamente para atingir à perfeição. A maçonaria frisa que o rico, o pobre, o príncipe e o sábio são iguais e devem ser amigos e irmãos.

Com o Rito de York:

  • 1ª Ordem: Mestre da Marca.
  • 2ª Ordem: Past Master.
  • 3ª Ordem: Mui Excelente Mestre.
  • 4ª Ordem: Maçom do Real Arco.
  • 5ª Ordem: Cavaleiro de Malta.
  • 5ª Ordem: Cavaleiro Templário.

Três são definidas como Joias “móveis”: Esquadro, o Nível e o Prumo, assim chamados porque são transferidos a cada ano ao Venerável Mestre e Vigilantes, passadas de um Irmão para o outro com a passagem da Administração.

Como em todas as ordens, a maçonaria possui símbolos que a identificam, aos seus membros, bem como aos graus que estes ocupam dentro da hierarquia da Loja. A partir destes símbolos, são reproduzidas jóias denominadas jóias maçônicas. Estas jóias maçônicas são utilizadas apenas por maçons dentro dos templos.

Como ocupante do cargo, deve ajudar ao Venerável Mestre no fortalecimento e na direção dos trabalhos, ajudando-o com zelo no governo da Loja, para que, na ação conjunta dos esforços, mais se intensifique o progresso e a elevação moral e intelectual dos membros da Loja Maçônica.

Os Graus Simbólicos, que compreendem os três primeiros denominados de Aprendiz, Companheiro e Mestre, são administrados pelas Grandes Lojas e os Graus Filosóficos, que compreendem os trinta graus restantes divididos em Graus de Perfeição (4 ao 14), Capitulares (15 ao 18), Filosóficos (19 ao 30), Administrativos (30 e ...

Com aproximadamente 2.000 Lojas, cerca de 61.500 obreiros ativos, reconhecido por mais de 100 Obediências regulares do mundo, o Grande Oriente do Brasil é a maior Obediência Maçônica da América Latina.

As Grandes Lojas e os Grandes Orientes Independentes são Potências em seus respectivos estados, e o GOB é Obediência em cada estado.