Por que eu sonho todos os dias?

Perguntado por: udrumond . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 12 votos

Sonhamos toda santa noite, várias vezes, e isso acontece porque o sono é cíclico. Pesquisas com exames de eletroencefalograma mostram que temos de cinco a seis ciclos de sono e cada ciclo passa pelas fases 1, 2, 3 e REM. Quando atingimos a fase REM, sempre temos pelo menos um sonho.

O sonho muitas vezes é nebuloso porque não segue uma sequência lógica, mas ele está totalmente relacionado ao nosso dia a dia. “É uma releitura. Existem algumas teorias de que o sonho inclusive ajuda na fixação da memória; é como se você vivesse em primeira pessoa aquilo que você viu ou presenciou durante o dia.

“Os sonhos recorrentes são mais prováveis de serem sobre experiências de vida muito profundas ou apenas problemas de lógica de caráter que são garantidos para se repetir na vida desperta porque eles são parte de você, em vez de um evento único”, disse a pesquisadora de sonhos Deirdre Barrett, professor de psicologia no ...

Quando sonhamos, nosso cérebro tenta resolver os problemas que nos ocupam durante o dia. Dormir pode ser a solução para um problema que não conseguimos resolver. Além disso, um sonho pode ser um reflexo fiel ou, na maioria dos casos, simbólico do que ocupa a nossa mente, de nossos medos e de nossos desejos.

Isso é conhecido popularmente conhecido como Sonho Lúcido. É a capacidade de manter um certo nível de consciência durante o estado onírico e a possibilidade de lembrar do ocorrido em vigília. Hoje em dia há técnicas que dizem capazes de gerar este fenômeno e diversas pesquisas e até tecnologias ligadas a isso.

Isto sugere que as pessoas que frequentemente se lembram dos sonhos podem dormir menos bem. Resumindo, o facto de uma pessoa se lembrar de um sonho não é indicativo de um sono de qualidade, podendo significar que simplesmente acordou na hora certa para se lembrar, o que pode estar associado a múltiplas doenças.

Nem todas as manhãs nós acordamos lembrando do que sonhamos e isso é completamente normal. Mas de vez em quando a gente consegue até recordar os detalhes e contar para outras pessoas. Existem até mesmo pessoas que têm mais capacidade de lembrar dos sonhos do que outras.

A fase R.E.M ou fase dos sonhos, é onde você gasta toda a sua energia e acorda cansado(a) no outro dia. É nessa fase que o cérebro está a todo vapor e as frequências cerebrais chegam a velocidade do estado de vigília.

40 minutos

Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos.

De acordo com os cientistas, o problema ocorreu porque, atualmente, os hábitos de sono não são bons. Quando dormimos pouco, por exemplo, o sono REM pode nem chegar a acontecer; já itens que interrompem a noite de sono, como despertadores, atrapalham e até impedem os sonhos.

Pesquisas já apontaram que temos de cinco a seis ciclos de sono e, cada um deles, passa pelas fases 1, 2, 3 e REM. Como já apresentado, na fase REM, temos pelo menos um sonho, ou seja, todas as noites, temos cerca de cinco a seis sonhos.

Durante o sono REM, o corpo está paralizado mas a atividade cerebral é bem próxima àquela de quando estamos acordados. Devido a essa atividade intensa, o sonho pode nos assustar a ponto de nos acordar. Em outras palavras: a emoção é tão grande, que acaba despertando o seu corpo.

Com estas 3 técnicas, você consegue acordar dentro de um sonho

  1. Verificar se você está acordado com frequência ao longo do dia.
  2. Acordar após cerca de cinco horas de sono, passar alguns minutos em pé e então dormir novamente.
  3. Praticar a MILD: Indução mnemônica de sonhos lúcidos.