Quais as 3 potências Maçonicas regulares no Brasil?

Perguntado por: rresende . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 5 votos

A Maçonaria no Estado do Paraná é composta por três potências maçônicas: Grande Oriente do Brasil – Paraná, Grande Loja Maçônica do Estado do Paraná e Grande Oriente do Paraná. Estas Instituições também são conhecidas pelas siglas GOB-PR, GLP e GOP, respectivamente.

No Brasil, as Potências Maçônicas reconhecidas nacional e internacionalmente são as Grande Lojas, integrantes da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil -CMSB, da qual fazemos parte, os Grandes Orientes Estaduais, filiadas à Confederação Maçônica do Brasil – COMAB, e o Grande Oriente do Brasil – GOB.

Com aproximadamente 2.000 Lojas, cerca de 61.500 obreiros ativos, reconhecido por mais de 100 Obediências regulares do mundo, o Grande Oriente do Brasil é a maior Obediência Maçônica da América Latina.

Na Maçonaria regular, é exigido que seus membros professem uma religião ou apenas creiam em um ser supremo, chamado pelos maçons de Grande Arquiteto do Universo, título dado a Deus. Que está para além de qualquer credo religioso, respeitando toda a sua pluralidade.

Também participaram da sessão o grão-mestre-geral-adjunto do Grande Oriente do Brasil (GOB), Adalberto Aluízio Eyng, o grão-mestre presidente da Confederação Maçônica do Brasil (Comab), Cristian Adrian Flores Maldonado, e o secretário-geral da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB), Edilson de Oliveira.

No Brasil, citando especificamente São Paulo, essas potências são a Grande Loja do Estado de São Paulo (GLESP) e Grande Oriente de São Paulo (GOSP), duas potências reconhecidas pela Grande Loja Unida de Inglaterra (GLUI).

O posto mais alto na Maçonaria, então e agora, é o terceiro grau: Mestre Maçom.

As Grandes Lojas e os Grandes Orientes Independentes são Potências em seus respectivos estados, e o GOB é Obediência em cada estado.

Areópago de Itambé

O Areópago de Itambé foi a primeira loja maçônica do Brasil, fundada no ano de 1796 em Itambé, Pernambuco, por Manuel Arruda Câmara.

O senador informou que a instituição congrega atualmente quase seis milhões de maçons, pertencentes a 34 mil lojas espalhadas em 160 países, e que no Brasil são cerca de 150 mil.

A Maçonaria Irregular pode-se dizer que se compõe de todos os maçons, Lojas e Potências que não sejam reconhecidos pela Grande Loja Unida da Inglaterra.