Qual o melhor horário para dormir à noite?

Perguntado por: eassis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 13 votos

Qual é o melhor horário para dormir? Talvez você esteja se perguntando “então, quando devo dormir?”. Bem, um estudo publicado no European Heart Journal aponta que o melhor horário para cair no sono é entre 22h e 23h.

Cientistas do Reino Unido indicam que o melhor horário para dormir é entre as 22h e 23h. Cair no sono depois desse horário aumenta em até 25% as chances de desenvolver doenças cardiovasculares. Os pesquisadores acompanharam dados de sono de 88 mil pessoas entre 43 e 79 anos.

Dormir cedo é muito mais eficaz para um bom funcionamento do corpo e existe uma explicação científica para isso. Acontece que nosso relógio biológico tem como regulador o ritmo ou ciclo circadiano. Esse funciona com base na percepção da luz do dia que estimula a produção de hormônios importantes para o nosso bem-estar.

Estudo mostrou que quanto mais se demora para ir deitar, mais pensamentos negativos repetitivos surgirão. Ir dormir mais cedo seria uma forma de evitar o aumento destas sensações que geram ansiedade no dia seguinte. A pesquisa mostrou que quem dorme cedo, lida melhor com suas emoções.

Dos seis aos treze anos, a quantidade cai para 9 a 11 horas e adolescentes de 14 a 17 anos precisam descansar entre 8 e 9 horas diárias. As diretrizes continuam as mesmas para os adultos entre 18 e 64 anos de idade, cuja a recomendação é de 7 a 9 horas de sono.

Dormir tarde faz mal e dificulta uma vida ativa e saudável, porque quanto mais tarde se dorme, maior a incidência de comportamento sedentário. Apesar do melhor horário para se exercitar variar de pessoa a pessoa, atividades físicas realizadas no início do dia tendem a facilitar a perda de peso.

Estudo britânico sugere que dormir entre 22h e 23h da noite estaria associado a um risco menor de desenvolver doenças cardíacas, em comparação com quem dorme mais cedo e, principalmente, mais tarde.

As descobertas da ciência até agora apontam que quanto menos tempo de sono, mais curta será a sua vida. Então, se você quer chegar à velhice de maneira saudável, deve investir em uma boa noite de sono.

Dra. Dalva lista os principais sintomas de insônia no curto e no longo prazo: "No curto prazo, é observado irritabilidade, sonolência, dificuldade para se concentrar e mal-estar geral. Alguns indivíduos suscetíveis podem ter dor de cabeça e até mesmo aumento da pressão arterial.

O dia de um bilionário geralmente começa antes mesmo do nascer do sol. Badziag diz que a grande maioria deles acorda entre 5 e 6 da manhã.