Por que os aprendizes sentam do lado norte do templo?

Perguntado por: rpinheiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

Ora, o templo possui 04 lados, então um não possui Luz: o Norte! Por esse motivo, a Coluna do Norte é considerada o “lado escuro do templo”. O Aprendiz até pouco tempo atrás era um candidato na escuridão, desejoso de receber a Luz.

O 1. ° Vigilante tem assento à esquerda da Coluna do Norte e o 2. ° Vigilante no Sul, a meia distância entre a coluna e a Grade do Oriente.

Na chamada Maçonaria Operativa, o Aprendiz era aquele a quem o Mestre Ma- çom deveria dirigir seus esforços, ensinando-lhe a traba- lhar e a se portar corretamente no canteiro de obras. As- sim pode ser observado nos relatos mais antigos que es- tão à disposição dos pesquisadores.

O topo dessa Coluna é toda a parede ocidental norte - local onde se colocam as seis primeiras Colunas Zodiacais e por onde passam os Aprendizes a partir de Áries.

É o responsável direto pela proteção contra o mundo externo e pela regularidade ritualística no acesso ao Templo.

O posto mais alto na Maçonaria, então e agora, é o terceiro grau: Mestre Maçom.

O aprendiz sempre está sob a responsabilidade de uma entidade fora da companhia, que cuida da educação deste jovem. Senai e Senac são exemplos conhecidos, mas qualquer instituição sem fins lucrativos que tenha o certificado para atuar na área também pode apoiar o programa.

A PALAVRA NO GRAU DE APRENDIZ É "BOOZ", ESTA É A ABREVIAÇÃO DO NOME DA COLUNA SITUADA À ENTRADA DE UM TEMPLO BOOZ - TAMBÉM CONHECIDA COMO "BOAZ", FOI O NOME DE UM DOS FILHOS DE "SALOMÃO"; E NOME DE UMA DAS COLUNAS DE BRONZE, MANDADO FUNDIR POR ORDEM DE "SALOMÃO". BOOZ- O MESMO QUE BOAZ.

A admissão à Maçonaria é restrita a pessoas adultas sem limitações quanto à raça, credo e nacionalidade, desde que gozem de reputação ilibada e que sejam homens íntegros. Nenhum homem, por melhor que seja, poderá ser recebido na Maçonaria, sem o consentimento de todos os maçons.

A duração de cada etapa varia muito de acordo com a jurisdição de cada Loja, mas raramente é menor que três meses ou maior que três anos.

Em princípio são as colunas que dão sustentação a abóbada do templo. Cada uma das colunas leva um emblema de uma constelação do zodíaco. Simbolicamente representa a calota celeste e representa cada mês do ano maçónico.

As regiões anatômicas da coluna vertebral são: cervical, torácica (ou dorsal), lombar, sacral e coccígea. Quais são os ossos que constituem a coluna vertebral? Os ossos da coluna são chamados de vértebras. Existem 33 vértebras na coluna, sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas.

Os Paramentos da Loja são o Livro da Lei (em regra, pelo menos no Brasil, é a Bíblia), o Esquadro e o Compasso. Esses três elementos devem estar presentes nos trabalhos maçônicos ritualísticos da denominada Maçonaria Moderna.

Como em todas as ordens, a maçonaria possui símbolos que a identificam, aos seus membros, bem como aos graus que estes ocupam dentro da hierarquia da Loja. A partir destes símbolos, são reproduzidas jóias denominadas jóias maçônicas. Estas jóias maçônicas são utilizadas apenas por maçons dentro dos templos.

Este é um cargo eletivo para o qual, em sua ausência, será substituído pelo 1º Experto.