Porque as pessoas pintam o chão no Corpus Christi?

Perguntado por: lportela . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

O que significa os tapetes no feriado de Corpus Christi? Os tapetes de Corpus Christi têm origem portuguesa e, remetem ao momento em que Jesus entrou triunfalmente em Jerusalém. Eles são confeccionados nas ruas, com desenhos variados, mas geralmente remontam à Eucaristia e dão especial colorido à celebração.

Os tapetes coloridos tiveram origem em Portugal e foram trazidos para o Brasil durante a colonização (entre os séculos XVI e XIX). Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, "quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias".

Os tradicionais tapetes de sal, remetem ao momento em que Jesus entrou triunfalmente em Jerusalém. Trata-se de uma forma de comemorar a data que chegou ao Brasil através da influência portuguesa. Apesar do nome, os tapetes são feitos não apenas de sal mas de outros materiais, como serragem.

As pessoas podem caminhar sobre os tapetes de Corpus Christi, porém apenas após o bispo ou padre que leva Jesus Eucarístico. O padre abençoa o trajeto, por isso, deve ser o primeiro a pisar sobre os tapetes.

A confecção dos tapetes de sal pela Igreja Católica homenageia a acolhida de Jesus. “As pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias”. Diferente do que se pode pensar, apesar do nome, os tapetes são feitos com outros materiais além do sal grosso, como serragem, cascas de ovo e borras de café.

Corpus Christi significa “corpo de Cristo” e essa data lembra o ato, registrado na Bíblia, realizado por Jesus na Quinta-Feira Santa, véspera da sua morte, quando ceou com os seus discípulos, e ao partir o pão e partilhar o vinho, disse: “Tomai e comei, isto é o meu corpo. Tomai e bebei, isto é o meu sangue.”.

Neste dia, a tradição sugere o consumo de um pedaço de pão (na missa, celebrado pela hóstia) e um pouco de vinho, que representam o corpo e o sangue de Cristo, respectivamente. A celebração é acompanhada de uma missa e uma procissão pelas ruas ao redor da igreja na quinta-feira.

A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição.

De acordo com religiosos e estudiosos indicam que não há nenhuma passagem na Bíblia que proíba o consumo de carnes e aves no feriado de Corpus Christi. No entanto, existe a recomendação por parte da Igreja para dar preferência ao consumo de peixes e frutos do mar, por ser um alimento bíblico.

Mensagens abençoadas de Corpus Christi
Não é impossível, e tudo acontece se Jesus estiver conosco, e orarmos ao Senhor. Quando a vida te derrubar, levante-se e diga venha, Jesus está do meu lado. Jesus está sempre conosco, mesmo com o fim do mundo. As coisas que são impossíveis aos povos são possíveis a Deus.

Costume herdado de Portugal
A tradição do tapete de Corpus Christi pega como base um evento bíblico que aconteceu pouco antes da Paixão de Cristo, quando Jesus, entrando em Jerusalém, é acolhido pela população que cobriu as ruas por onde ele passava com ramos e mantos.

A festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 8 de setembro de 1264. Na época, chegou ao Papa a informação de que a freira Juliana de Mont Cornillon da diocese de Liège, na Bélgica, recebia visões de Jesus lhe pedindo uma festa litúrgica anual em honra a Sagrada Eucaristia.