Quem pode pisar no tapete de Corpus Christi?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 3 votos

A passagem pelo tapete tem um significado especial. O ostensório, que armazena o Corpo de Cristo na hóstia, é carregado pelo sacerdote por essas ruas enfeitadas, e os fiéis só podem pisar nesses desenhos após a passagem do padre.

Durante a procissão de Corpus Christi, os peregrinos passam por cima dos tapetes e o sacerdote leva o ostensório (peça que expõe a hóstia consagrada).

Os tapetes de Corpus Christi têm origem europeia e chegaram ao Brasil na época da colonização. Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias.

Os devotos montam os tapetes com representações de cenas bíblicas, homenagens e objetos devocionais, utilizando materiais diversos como serragem, farinha, sal, casca de ovo e areia. As ilustrações se repetem pelas ruas de centenas de cidades brasileiras.

Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém “quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias”, de acordo com a Arquidiocese de Belo Horizonte, para o G1.

De acordo com religiosos e estudiosos indicam que não há nenhuma passagem na Bíblia que proíba o consumo de carnes e aves no feriado de Corpus Christi. No entanto, existe a recomendação por parte da Igreja para dar preferência ao consumo de peixes e frutos do mar, por ser um alimento bíblico.

O vermelho significa o martírio de Cristo e dos Santos Mártires, que entregaram suas vidas por causa de Cristo. A cor branca representa a paz, a pureza e a ressurreição de Cristo. O roxo simboliza o luto da Igreja pelo sofrimento de Cristo, sendo utilizada no período da quaresma.

Corpus Christi significa “corpo de Cristo” e essa data lembra o ato, registrado na Bíblia, realizado por Jesus na Quinta-Feira Santa, véspera da sua morte, quando ceou com os seus discípulos, e ao partir o pão e partilhar o vinho, disse: “Tomai e comei, isto é o meu corpo. Tomai e bebei, isto é o meu sangue.”.

O Corpus Christi – feriado em que é celebrado o Corpo de Cristo, simbolizado na missa católica pela hóstia – é comemorado em várias cidades brasileiras através dos tapetes de serragem. Neles, os fiéis "desenham" cálices, pães e vinhos, que lembram o sacramento da comunhão.

JHS é uma sigla cristã, que representa as iniciais de Jesus Salvador dos Homens, é um dos símbolos da Igreja Católica.

Este corpo principal é sustentado por uma haste, por onde o ostensório pode ser carregado, somente nas mãos do sacerdote ou de um diácono.

A principal atração do Corpus Christi em Castelo são os lindos tapetes, confeccionados pelos fiéis para a realização da procissão ao final do dia.

No total, a obra na Avenida Chile terá aproximadamente 400 metros de comprimento, começando em frente à Catedral de São Sebastião e terminando na altura da Rua Senador Dantas. À tarde será realizada uma procissão pelas ruas do Centro do Rio. A concentração começa 15h30m, na Igreja da Candelária.

Imagens de Jesus, do cálice de vinho, a Santa Hóstia e muitas outras inspirações em temas relacionados são moldados com as mais diferentes técnicas. São usados elementos como serragem, borra de café e grãos. A tradição começou em Portugal, ainda no séculos XIII, e foi trazida pelos colonizadores para o Brasil.