Quando a dor de cabeça pode ser perigoso?

Perguntado por: rcapelo8 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.9 / 5 2 votos

"Quando associadas a sintomas como paralisia de um dos lados do corpo, vômitos, visão dupla, desmaio e sonolência excessiva têm mais chance de serem algo grave". Além disso, doenças graves como hemorragias cerebrais espontâneas podem, por vezes, apresentar-se apenas com dor de cabeça.

Dor intensa que não melhora. Dor associada a alteração súbita da fala, da visão, da força dos braços ou pernas, do equilíbrio. Quando é acompanhada de desmaio ou convulsão. Quando acontece junto de febre ou rigidez da nuca (dificuldade e dor em movimentar o pescoço em direção ao queixo).

Dor de cabeça que não passa pode ser cefaleia crônica diária
Cerca de 35% a 40% dos pacientes que buscam tratamento médico sofrem de dor de cabeça constante. O diagnóstico mais frequente é o de cefaleia crônica diária, que é uma evolução da enxaqueca grave somada às características da dor de cabeça tensional.

Enxaqueca. A enxaqueca é uma dor de cabeça mais severa. Ela pode ser bastante debilitante e acompanhada de outros sintomas, como náusea e vômito.

“Diferente do que muitos pensam, na maioria dos casos, o AVC isquêmico não provoca dores na cabeça. Seus principais sintomas estão relacionados com dificuldades motoras repentinas, perda de sensibilidade, paralisia de um lado do corpo e dificuldades para falar.

Dependendo da localização, alguns tumores cerebrais podem apresentar sintomas específicos: Dor de cabeça intensa, como uma pressão no crânio, acompanhada de náuseas, vômitos (especialmente ao acordar) e visão embaçada, sonolência. Convulsões.

Essa grande pressão sob essa articulação resulta em dores de cabeças tensionais extremamente dolorosas e incômodas, em regiões como têmporas, testa e face, podendo descer para o pescoço e ombros. É possível afirmar que a ansiedade está diretamente relacionada com a dor de cabeça de maneira linear.

Se a dor de cabeça for constante e por mais de cinco dias, é recomendável ao paciente procurar ajuda médica. Nesses casos, o sintoma pode representar problemas mais graves, principalmente, se estiver associado à perda de equilíbrio, aos vômitos, à febre alta e aos distúrbios na visão.

O principal sintoma da doença enxaqueca são as dores de cabeça constantes. A doença se manifesta por crises repetidas que afetam diversas regiões da cabeça, muitas vezes trazendo a sensação de pulsação no interior da crânio.

Como saber quando procurar um médico? O recomendado é que, se a dor de cabeça aparecer mais de três dias por mês se alongando por no mínimo três meses, um neurologista precisa ser procurado.

Sentir dor de cabeça constante não é normal. Por isso, ao identificar que está com cefaleia por mais de 3 dias consecutivos, procure um médico. No Guia Médico Online da Unimed Fortaleza, nossos clientes podem pesquisar o médico especialista mais próximo e marcar seu atendimento.

Quais os melhores remédios para dor de cabeça?

  1. Paracetamol. Dentre os melhores remédios para cefaleia está o paracetamol. ...
  2. Dipirona. A dipirona é um anti-inflamatório que também age como analgésico e antifebril. ...
  3. Ibuprofeno. ...
  4. Ácido acetilsalicílico (Aspirina) ...
  5. Triptanos.

A dor de cabeça, chamada em medicina de cefaleia, é um sintoma comum de tumor cerebral, sendo considerado o pior sintoma para cerca de metade dos pacientes. As dores de cabeça são geralmente constantes e chatas, apesar de, habitualmente, não serem muito fortes.

Pessoas com Enxaqueca Correm Maior Risco de AVC? Se você tem enxaqueca, pode estar preocupado com o risco de AVC, já que a enxaqueca torna mais provável que você tenha um AVC. A enxaqueca por si só não causa acidente vascular cerebral. No entanto, para algumas pessoas, a enxaqueca pode aumentar o risco.