Pode tomar dipirona antes de dormir?

Perguntado por: rgentil7 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
3.9 / 5 9 votos

Já se você sofre de insônia, o ideal é procurar um tratamento que atue de forma primária contra seus problemas para dormir, pois a Dipirona não é recomendada para ser utilizada contra insônia ou para ajudar no sono.

A dipirona pode ser tomada por adultos e adolescentes acima de 15 anos. Pode ser utilizada de 500mg a 1.000 mg (Comprimido de 1.000mg : ½ a 1 comprimido) de 6 em 6 horas ou de 8 em 8 horas, conforme a bula dos produtos.

A sonolência pode se manifestar se houver uma dosagem exagerada da medicação. Quando o uso da dipirona exceder as necessidades do paciente, o sistema nervoso central pode apresentar essa e outras reações, como tontura, convulsões e coma.

A dipirona dá sono realmente? Essa é uma questão que divide opiniões, mas podemos dizer que os efeitos colaterais de uma superdosagem em sua maioria podem incluir a sonolência, principalmente por conta de sua ação direta no sistema nervoso, o que causa a sensação de relaxamento como dito.

A medicação estimula o organismo em excesso, impedindo que ele relaxe e que você tenha um sono de qualidade. Para ficar disposto e passar o dia sem dor de cabeça, nada melhor do que uma boa noite de descanso. Porém, o consumo de medicamentos antes de dormir pode interferir na qualidade do sono e causar o sintoma.

Contraindicações da dipirona monoidratada
Pacientes com nefrites (inflamação nos rins) crônicas; Pacientes com discrasias sanguíneas (alterações nas células do sangue);

A dipirona também começa a fazer efeito em média 30 minutos após a administração oral, atingindo a maior concentração plasmática em 2 horas. Além disso, o efeito no manejo da dor dura entre 4 a 6 horas, sendo posteriormente expelida pela urina.

O ideal é depois de se alimentar, mas se for logo antes de começar a comer, não há problema.

Náusea ou vômito, febre, sensação de cansaço, perda de apetite, urina de cor escura, fezes de cor clara, aparecimento de cor amarelada na pele ou na parte branca dos olhos, coceira, erupção na pele ou dor na parte superior do estômago. Esses sintomas podem ser sinais de lesão hepática (do fígado).

Quais os tipos de remédios para dormir?

  • Alprazolam.
  • Clonazepam.
  • Oxazepam.
  • Triazolam.
  • Flurazepam.
  • Lorazepam.

A dipirona começa a agir no corpo entre 30 e 60 minutos após a dose e o efeito dura cerca de 4 horas.

Quais analgésicos dão sono? Entre os analgésicos opioides, a codeína, o tramadol e a morfina dão sono após a ingestão. Já entre os comuns, a dipirona também tende a causar sonolência5.

Não. Existem alguns medicamentos que devem ser ingeridos preferencialmente após as refeições, pois em jejum podem causar irritações no estômago, como por exemplo, os anti-inflamatórios.

Relaxante muscular ou antialérgicos para dormir? Jamais! Muitos relaxantes musculares e analgésicos contêm cafeína na formulação. Se usados próximo do horário de sono, podem causar agitação.