É possível estar com dengue e não ter febre?

Perguntado por: ereal . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 12 votos

O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma.

Após a infecção, um dos primeiros sintomas da dengue é a febre (de 39° a 40°) que surge de maneira repentina. Mas, diferentemente da febre causada por outros tipos de infecção, a febre originada pela dengue vem acompanhada de dores de cabeça, dores atrás dos olhos, fraqueza e dores nas juntas e músculos.

A dengue pode variar desde uma doença assintomática (ou seja, sem manifestação de sintomas), até quadros graves com hemorragia e choque, podendo causar morte.

A Dengue e Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a Dengue se destaca pelas dores nos corpo, a Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. A Zika se destaca por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele a coceira no corpo.

Também são sintomas da doença manchas avermelhadas pelo corpo, exantema, coceira leve, dor no corpo, dor de cabeça. Já no caso da zika, os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos.

Manchas vermelhas, planas e distribuídas pelo tronco. Também chamada de “rash”, as manchas de dengue são um sintoma comum, que ocorre em mais da metade dos pacientes com dengue e, geralmente, após o terceiro dia de febre.

O mosquito da dengue voa baixo, em média 1,20 metro de altura. Como ele pica principalmente do joelho até os pés, é importante passar bastante repelente nesta área do corpo nos horários em que mais ataca. A orientação é passar o repelente de hora em hora, mesmo se estiver usando calça comprida.

Fase crítica: Esta fase ocorre quando a febre começa a diminuir, geralmente entre o 3º e o 7º dia da doença. É nesse período que podem surgir complicações, especialmente em casos mais graves de dengue hemorrágica ou síndrome do choque da dengue.

Na Dengue, o anticorpo IgM é produzido cinco a seis dias após o início da infecção, podendo permanecer positivo até 30 a 90 dias após a cura da doença.

Para verificar se o paciente está com infecção no momento, indica-se a realização do teste rápido de dengue a partir do 2º dia de início dos sintomas. Para a verificação dos anticorpos, indica-se a realização do teste após 15 dias do início dos sintomas.

“A diferença é que a virose vem acompanhada de problemas respiratórios que a dengue não tem, como tosse, expectoração e secreção”, diz a coordenadora. Gina aconselha que em ambos os casos é necessário procurar um médico. “ É imprescindível a realização de exames, para identificar e tratar a doença.

É importante lembrar que muitas vezes a pessoa não sabe se já teve dengue por duas razões: uma é que pode ter tido a infecção subclínica (sem sinais e sem sintomas), e outra é pelo fato da facilidade com que o dengue, principalmente nas formas brandas, pode confundir-se com outras viroses febris agudas.

Varia de 3 a 15 dias, sendo, em média, de 5 a 6 dias. A transmissão ocorre enquanto houver presença de vírus no sangue do homem (período de viremia). Este período começa um dia antes do aparecimento da febre e vai até o 6º dia da doença.

Dengue: febre alta, dor no corpo, atrás dos olhos, fraqueza e vômitos; Chikungunya: dores e inchaços nas articulações dos pés, mãos, tornozelos e pulsos; Zika: manchas na pele, coceira, febre leves, dores musculares ou nas articulações.

Beber bastante líquido, evitando-se as bebidas com cafeína (café, chá preto). Não é preciso fazer nenhuma dieta. Os medicamentos não alteram a evolução do dengue e são empregados apenas para atenuar as manifestações da doença (dor, febre). Não tomar remédios por conta própria.

Por que a pessoa com dengue tem que ficar de repouso? A medida do repouso é para aliviar os sintomas. Além disso, não se agasalhar excessivamente e beber muito líquido para evitar a desidratação provocada pela febre, responsável por outros sintomas desagradáveis.