Quanto tempo as plaquetas voltam ao normal depois da dengue?

Perguntado por: raragao . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 19 votos

Na dengue, geralmente, o número de plaquetas está diminuído no dia 4 (3-7) da doença, voltando ao normal no oitavo ou nono dia.

Indivíduos normais apresentam uma contagem entre 150.000 e 400.000 plaquetas. Na dengue hemorrágica esse número cai para menos de 100.000, às vezes menos que 10.000 (trombocitopenia grave). Devido à queda das plaquetas e à inflamação dos vasos, os pacientes apresentam tendência a sangramentos.

É importante consumir hortaliças em geral e alimentos ricos em ferro (carne vermelha magra, por exemplo), frutas e sucos ricos em vitamina C. O ferro é fundamental porque pacientes com dengue apresentam queda substancial no número de plaquetas.

Na identificação da Dengue, o médico também costuma solicitar hemograma e o coagulograma. O hemograma avalia se houve elevação da quantidade de elementos que combatem a infecção. O coagulograma, por sua vez, é um exame da Dengue porque serve para avaliar o tempo de coagulação sanguínea.

Frutas como laranja, limão morango e kiwi são ótimas fontes dessa vitamina e consumi-los em forma de suco é uma ótima sugestão. Outros alimentos que ajudam a subir as plaquetas são as folhas verdes de vegetais.

Na maioria das vezes, as plaquetas baixas não causam sintomas. Entretanto, em casos mais específicos, o paciente pode apresentar sangramento mais facilmente e podem surgir sinais como: manchas roxas ou avermelhadas na pele (hematomas ou equimoses);

A grande maioria dessas sequelas graves causadas pela Dengue podem ser tratadas e costumam desaparecer até um ano após o contágio.

Quanto menor a contagem de plaquetas, maior a propensão a sangrar. As pessoas que têm muito poucas plaquetas podem ter sangramento intestinal intenso ou apresentar hemorragia cerebral de risco à vida.

Os alimentos mais indicados para quem está com dengue, são aqueles ricos em vitamina C, como laranja, acerola e abacaxi, ajudam na absorção de ferro no intestino e fortalecem o sistema imune.

O “pior dia” da dengue pode variar de pessoa para pessoa, mas, em geral, os sintomas costumam ser mais intensos nos primeiros 3 a 5 dias após o início da febre.

Elas aparecem como pequenas manchas vermelhas na pele nas regiões do tronco, braços e pernas, podendo se espalhar para outras áreas do corpo. As manchas também podem coalescer, ou seja, se juntar, formando imagens parecidas com mapas geográficos na pele.

Com a picada de um mosquito Aedes aegypti infectado, o vírus da dengue penetra na corrente sangüínea. Durante um período de quatro a sete dias, chamado de incubação, o vírus se multiplica em órgãos como baço, fígado e tecidos linfáticos.