O que piora a inflamação no dente?

Perguntado por: ltorres . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 13 votos

A principal razão da piora da dor de dente à noite, ao deitar para dormir, conta Taissa Leite, está relacionada ao aumento do fluxo de sangue para a cabeça, o que leva a uma pressão extra às áreas inflamadas e a um aumento também de células inflamatórias no local.

Alimentos muito quentes, frios, açucarados, ácidos ou com amido podem piorar rapidamente um problema de dor de dente subjacente.

Como tratar dente inflamado corretamente
Vale destacar, ainda, que não é indicado se automedicar ou realizar a higienização do dente por conta própria. Em casos de inflamação, é imprescindível que o dentista investigue o quadro e supervisione todas as fases do tratamento.

Outros mantimentos que devem ser evitados são as frutas cítricas e os condimentos picantes, eles podem irritar a gengiva que está cobrindo o siso. A temperatura também deve ser observada. Pratos quentes podem ser grandes vilões para dores de dente, opte por pratos frios ou mornos.

O sal funciona como agente para eliminar a infecção e o calor da água morna irá drenar os fluídos desta infecção, além de acalmar o tecido inflamado. Chupar uma pedra de gelo ou fazer uma compressa de bolsa fria na bochecha também pode aliviar a dor. O gelo reduz o fluxo sanguíneo na região e ajuda no desinchar.

Inchaço na face e na região bucal
Percebeu um inchaço na face, mandíbula, gengivas ou nos gânglios linfáticos? Estes são possíveis sinais de infecção e precisam ser avaliados por um profissional da saúde, preferencialmente um dentista.

Veja o que fazer quando o dente está latejando:

  1. bochecho com água e sal;
  2. aplicação de gelo;
  3. compressa fria;
  4. bochecho com gengibre;
  5. uso de anestésicos;
  6. uso de analgésicos.

Pode sim. A extração do dente é indicada mesmo quando existe inflamação ou infecção, pois somente com sua remoção iremos eliminar a causa. Para esses casos, o uso de antibióticos ou anti-inflamatórios prévios à cirurgia são indicados.

São utilizados para a dor de dente:

  • Dipirona.
  • Paracetamol.
  • Ibuprofeno.
  • Naproxeno.
  • Ácido acetilsalicílico.

A duração da pulpite aguda pode variar em média entre 2 a 14 dias, reagindo fortemente aos estímulos externos, principalmente às alterações de temperatura.

Balas, chicletes, bolachas, sorvetes, bolos, sobremesas, pirulitos, entre tantos outros, fazem parte desse grupo. O grande problema é que o açúcar é transformado pelas bactérias em ácido, o que propicia a corrosão do esmalte dos dentes.

A amoxicilina é absorvida rapidamente pelo organismo e os efeitos máximos apresentam-se após 1 a 2 horas a seguir à administração. Em todo o caso, é comum demorar cerca até 24 a 72 horas, de dosagem regular, para que os sintomas de infecção comecem a desaparecer.