Quando a febre é preocupante?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.2 / 5 20 votos

Se a febre estiver acima dos 39,4°C; Se o quadro de febre persistir por mais de 48 horas; Se a febre vier acompanhada de sintomas como forte dor de cabeça, inchaço na garganta, confusão mental, fraqueza muscular, frequência cardíaca rápida ou pressão sanguínea baixa.

A febre alta pode levar a complicações como taquicardia, pressão baixa, palidez, confusão mental e convulsões. Como trata-se de um sintoma, o ideal é buscar atendimento médico para investigar a origem do problema e tratá-la.

Quando o paciente já apresenta doença pulmonar crônica, asma, doenças do coração, diabetes ou outra doença metabólica, doença crônica gastrointestinal, hepática ou renal e doenças autoimunes, a febre é um sinal de alerta que não pode ser negligenciado.

Segundo o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), certas faixas são consideradas mais perigosas e, portanto, requerem atenção médica imediata.

  1. 39º graus ou mais: febre alta;
  2. 37.9º a 39º graus: febre;
  3. 37.4º a 37.8º graus: febrícula;
  4. 36º a 37.3º graus: normal;
  5. 35º graus ou menos: hipotermia.

Normal: entre 36,0º C e 37,0 º C. Estado febril: entre 37,3º C e 37,8º C. Febre: acima 37,8º C.

O aumento da temperatura é uma reação do corpo a infecções e outras doenças e quando apresentamos febre isso significa que algo não está bem com o nosso corpo.

Caso a febre chegue perto ou até mesmo atinja a marca dos 40°C, o quadro é considerado de fato perigoso e a procura por consulta médica ou ida ao pronto-socorro se tornam fundamentais. A febre persistente também merece bastante cuidado, especialmente entre idosos e crianças.

Se você tem um resfriado ou tosse, é geralmente viral. Você deve suspeitar de uma infecção secundária causada por bactérias, se a febre persistir após os primeiros dias. A dor de ouvido persistente pode significar uma infecção no ouvido baseada em bactérias.

Um paciente que está apresentando um quadro de febre e dor no corpo por um período igual ou superior a três dias pode estar gripado ou resfriado. A gripe e o resfriado são infecções virais que provocam sintomas como febre, tosse, e dor no corpo.

Ou seja, é aquela febre que vai e volta. Esse breve retorno à normalidade acontece pelo menos uma vez a cada 24 horas. Uma causa que pode levar a febre intermitente é o contato do ser humano com as bactérias intermitentes, como é o caso da malária, da tuberculose e da leptospirose.

Convulsões febris são convulsões desencadeadas por uma febre de, pelo menos, 38 ºC. A maioria das convulsões febris são inofensivas e causadas por febre devido a uma infecção leve. Menos frequentemente, uma convulsão febril pode ser o primeiro sinal de um distúrbio neurológico ainda não reconhecido.