Quem tem o útero infantil pode engravidar?

Perguntado por: eparis . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 11 votos

que algumas mulheres têm, que é um útero pequeno. Na maioria das vezes não consegue gestar, as. mulheres que têm o útero hipoplásico, cerca de 10% (dez por cento) vão conseguir gestar e levar a gestação.

Quem tem útero infantil de verdade também pode engravidar, mesmo porque os hormônios que possibilitarão a gravidez, junto com os hormônios que a gravidez produz vão ajudar no desenvolvimento do útero e ele crescerá durante a gestação.

O tratamento para o útero infantil deve ser orientado por um médico ginecologista. Geralmente, ele inclui o uso de remédios hormonais que auxiliam no crescimento e desenvolvimento do órgão. Como mencionamos, muitas mulheres que possuem o útero hipoplásico enfrentam dificuldades para engravidar.

Quais os riscos? Os riscos de ocorrer um parto prematuro são significativamente maiores entre as grávidas que têm o colo de útero menor do que entre aquelas que têm o tamanho ideal.

Dados da literatura mostram que o útero mede 26,4 mm em meninas com menos de 2 anos, 29,5 mm entre 2 a 8 anos, 36,5 mm entre 8 e 12 anos, atingindo 60 mm na puberdade.

São solicitados exames como a ultrassonografia transvaginal, que avalia a cavidade uterina. Caso o resultado apresente alguma alteração, o especialista pode pedir exames complementares que vão ajudá-lo a responder à pergunta “como saber se sou infértil”.

Tenha relações sexuais no momento certo
Ter relações sexuais no dia da ovulação (quando o seu corpo libera um óvulo) ou nos dias que a antecedem aumentará suas chances de engravidar. Em algum momento, você provavelmente já ouviu falar que o ciclo médio é de 28 dias e que a ovulação ocorre no dia 14.

Ultrassonografia pélvica
O exame é indicado para a pesquisa de sinais de estímulo hormonal no útero e nos ovários, bem como de cistos ou, eventualmente, de tumores ovarianos. A morfologia, as dimensões uterinas e a presença de eco endometrial configuram os parâmetros mais específicos para essa investigação.

Indução da ovulação
Esse é um tratamento para engravidar que pode ser feito através do acompanhamento do ginecologista, ele é indicado quando a mulher apresenta anovulação, ou seja, quando não ovula adequadamente. Nesse caso, o ginecologista pode receitar medicamentos que estimulam a ovulação e facilitam a fecundação.

Em úteros menores que 6cm, realmente o DIU não vai caber. Já falou-se que não se pode colocar DIU em mulheres nulíparas por que o DIU pode dar infecção e a mulher ficar estéril.