Quanto tempo vive um elfo de Senhor dos Anéis?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Não envelhecem nem adoecem, e se forem mortalmente feridos ou se sofrerem um grande desgosto seu corpo morre, mas seu espírito sobrevive sendo então enviado para as Mansões de Mandos onde permanece até poder reencarnar, em um corpo idêntico e com as mesmas lembranças.

No Senhor dos Anéis aparecem elfos extremamente velhos. Elrond por exemplo, tem mais de 6 mil anos; Galadriel é ainda mais velha, com mais de 20 mil anos. A maioria dos elfos vive bem até os 200 anos de idade e permanecem vigorosos até o fim.

750 anos de idade

Um elfo tipicamente afirma idade adulta e um nome adulto em torno da idade de 100 e pode viver até os 750 anos de idade. Alinhamento: Elfos amam a liberdade, variedade e auto-expressão, de modo que se inclinam fortemente para os aspectos mais suaves de caos.

Os elfos não envelhecem da mesma maneira que as demais raças. Após um elfo atingir a maturidade, seu corpo para de envelhecer. Assim, fisicamente é impossível distinguir um elfo com 100 anos de idade de outro com 500.

Elfos são considerados filhos até que eles se declaram adultos, algum tempo depois do centésimo aniversário, e antes deste período eles são chamados por nomes de criança. Ao declarar a idade adulta, um elfo seleciona um nome adulto.

100 anos de idade

Um elfo tipicamente assume a idade adulta e um nome adulto com cerca de 100 anos de idade e pode viver 750 anos.

Círdan é um Elfo Teleri, o mais antigo da Terra Média e de grande sabedoria. Teria cerca de 11.363 anos quando finalmente partiu da Terra Média, pois despertou ainda em Cuiviénen, seguiu na grande viagem para Aman e habitou nas costas de Beleriand, perto das bocas do Sirion.

3400 anos

Levando todos esses dados em consideração, especula-se que, durante a série, Galadriel tenha, pelo menos, 3400 anos. Já no final da saga de Tolkien, a elfa se tornou o ser mais antigo da Terra-Média, indo além de 8000 anos.

No período de O Senhor dos Anéis, Galadriel possuía a fama como “a mais poderosa e bela de todos os Elfos que permaneceram na Terra-média”. Em seus últimos anos, Galadriel compensou sua arrogância juvenil oferecendo sua sabedoria e ajuda livre e incondicionalmente.

Porém, eles podem ser mortos em combate, ou em acidentes. Os elfos também podem morrer de fome, embora sejam mais resistentes do que os humanos. Além disso, eles podem morrer após um grande tédio, quando perdem a vontade de viver.

Além disso, o fato de serem imortais também faz com que os elfos tenham uma bela memória — o que é terrível na relação com os outros povos. Vivendo por séculos, eles testemunharam a História, viram as burradas que os outros povos fizeram e fazem questão de não deixar as futuras gerações esquecerem disso.