Qual vitamina é bom para dengue?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.6 / 5 20 votos

A dieta da dengue Frutas diversas As vermelhas (maçã, uva, morango e outras) são ricas em bioflavonóides, substâncias que, juntas à vitamina C (presente nas frutas cítricas), aliviam sintomas de gripe e dão resistência contra infecções.

“É importante consumir hortaliças em geral e alimentos ricos em ferro, frutas e sucos ricos em vitamina C.

Podem ser utilizados também sucos, água de coco, soluções isotônicas (Gatorade, Pedialyte, Sportdrink, Sport Fluide, Sport Ade), além do soro de hidratação oral. Caso não consiga ingerir volume adequado devido à presença de náuseas e vômitos, procure um Serviço de Emergência para hidratação venosa.

Este medicamento é contraindicado em caso de suspeita de dengue, pois pode aumentar o risco de sangramentos.

Varia de 3 a 15 dias, sendo, em média, de 5 a 6 dias. A transmissão ocorre enquanto houver presença de vírus no sangue do homem (período de viremia). Este período começa um dia antes do aparecimento da febre e vai até o 6º dia da doença.

O “pior dia” da dengue pode variar de pessoa para pessoa, mas, em geral, os sintomas costumam ser mais intensos nos primeiros 3 a 5 dias após o início da febre.

Frutas como laranja, tangerina, limão, acerola, morango e goiaba são importantes fontes de vitamina C. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a ingestão diária de 45mg de vitamina C, ou o consumo de apenas uma laranja por dia já supre essa necessidade no organismo.

Beber bastante líquido, evitando-se as bebidas com cafeína (café, chá preto). Não é preciso fazer nenhuma dieta. Os medicamentos não alteram a evolução do dengue e são empregados apenas para atenuar as manifestações da doença (dor, febre). Não tomar remédios por conta própria.

A forma clássica da doença tem uma duração aproximada de 5 a 7 dias. Com o desaparecimento da febre, há regressão dos sinais e sintomas, podendo ainda persistir a fadiga por alguns dias. Porém, existem formas mais graves da dengue, levando à hospitalização e, consequentemente, aumentando o tempo da doença.

Manchas vermelhas, planas e distribuídas pelo tronco. Também chamada de “rash”, as manchas de dengue são um sintoma comum, que ocorre em mais da metade dos pacientes com dengue e, geralmente, após o terceiro dia de febre.

De acordo com a médica, a quantidade de líquido pode variar, o mínimo é de dois litros por dia. “É importante frisar que esta quantidade de liquido é para no máximo nas primeiras 48 horas do início da febre, após isto o paciente deve ser reavaliado, podendo chegar a oito litros por dia”.

O que a maior parte das pessoas não sabe é que essas doenças podem provocar sequelas. Se a dengue não for tratada corretamente, ela pode causar hepatite ou insuficiência hepática aguda, comprometendo gravemente o funcionamento do órgão. E o corpo costuma dar sinais de que isso está acontecendo.

Na dengue, geralmente, o número de plaquetas está diminuído no dia 4 (3-7) da doença, voltando ao normal no oitavo ou nono dia.

Segundo o médico, a dúvida é frequente nas mulheres que amamentam, quanto à possibilidade de transmissão do vírus. "Não há perigo de contaminação, uma vez que a dengue não passa pelo leite.