Quando a ansiedade vira paranoia?

Perguntado por: ejordao . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 15 votos

O que é paranoia? A paranoia se caracteriza por um estado constante de ansiedade e desconfiança em resposta a um medo específico. Ela causa a hipervigilância, a qual leva as pessoas paranoicas a estarem sempre atentas aos seus arredores. Pensamentos paranoicos dão origem a crenças falsas que aumentam o temor.

Uma das hipóteses mais difundidas é a dopaminérgica, em que áreas escolhidas do cérebro apresentam um excesso da atividade desse neurotransmissor”, afirma o psiquiatra. Esquizofrenia, transtorno bipolar, ansiedade crônica, depressão, entre outros transtornos podem desencadear um quadro de paranoia.

Elas podem surgir esporadicamente e não ter um “alvo” específico, ou aparecerem após o encontro com alguém novo. Mesmo que não exista nenhuma prova ou indicação de que os outros estão planejando lhe causar mal, o indivíduo paranoico suspeita de convites, palavras ditas durante conversas e comportamentos.

A pessoa com transtorno de personalidade paranoide suspeita que os outros estão planejando explorá-la, enganá-la ou prejudicá-la. Ela acha que pode ser atacada em qualquer momento e sem nenhum motivo. Embora a pessoa tenha nenhuma ou pouca evidência, ela insiste em manter suas suspeitas e pensamentos.

Nesses casos, a desorganização da fala e do pensamento e as dificuldades de expor emoções ficam em segundo plano. Durante uma crise de paranoia, é fundamental tomar certos cuidados. O mais importante é, diante de uma pessoa com sintomas psicóticos, evitar confrontar diretamente o conteúdo psicótico.

Como ser menos paranoico?

  1. Lute contra os pensamentos paranoicos. Traga os seus pensamentos de volta a realidade praticando exercícios simples. ...
  2. Consuma menos mídias nocivas. Evitar completamente as notícias sobre o país e o mundo é impraticável. ...
  3. Respire fundo. ...
  4. Faça planos, mas não se apague a eles.

Entre os sintomas psíquicos, os aspectos essenciais são a preocupação constante e receios, como medo de ficar doente, de que algo negativo aconteça com seus familiares, de não conseguir cumprir com compromissos profissionais ou financeiros. Ao longo do transtorno, é comum a preocupação mudar de foco.

Paranóia – doença crônica e rara caracterizada por um fluxo de delírios fixo, falta de alucinações deteriorações da personalidade. Os tipo de delírios observados incluíam os persecutórios,de ciúmes,somáticos grandiosos e hipocondríaco.

Portanto observa-se, nesse momento da obra de Freud, que a diferença principal entre a paranoia e a neurose obsessiva é que, na primeira as recriminações são projetadas no mundo exterior enquanto que na segunda as recriminações se mantêm no mundo interior.

Veja bem, desconfiar é algo muito normal e até comum nos dias de hoje, realmente não dá para adivinhar quais as intenções do outro, mas tudo que caracteriza o excesso não é bom. Essa desconfiança em demasia interfere nas suas relações pessoais, impedindo que a sua vida continue.

Paranoia é pensar e sentir que você está sendo ameaçado de alguma forma, mesmo que não haja nenhuma evidência, ou muito pouca evidência, de que você está. Os pensamentos paranoicos também podem ser descritos como delírios e existem muitos tipos diferentes de ameaças com as quais você pode estar preocupado.