Como descrever os aspectos cognitivos?

Perguntado por: areis8 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Necessita de explicações complementares para realização das atividades propostas com vistas a assimilação/compreensão dos conteúdos. Demonstra atitude positiva ou negativa em relação aos conteúdos acadêmicos. Apresenta facilidade na expressão verbal. Demonstra criatividade de pensamento.

O que é Cognitivo:
Cognitivo é uma expressão que está relacionada com o processo de aquisição de conhecimento (cognição). A cognição envolve fatores diversos como o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio etc., que fazem parte do desenvolvimento intelectual.

Os processos cognitivos utilizam diferentes competências para, por exemplo, pensar, aprender, raciocinar, lembrar e prestar atenção. Elas atuam em conjunto e são fundamentais para a realização de tarefas, das mais simples às mais complexas.

O desenvolvimento cognitivo está relacionado à nossa capacidade de aprender, reter informações e responder aos desafios cotidianos. Tal processo não é estático, mas continuamente aprimorado, desenvolvido ao longo de todas as fases da vida, da infância à velhice.

Podemos responder à pergunta com um quadro de, pelo menos, seis habilidades: foco, memória, atenção, percepção auditiva, criatividade e responsabilidade social.

ÁREA COGNITIVA:
Necessita de explicações complementares para realização das atividades propostas com vistas a assimilação/compreensão dos conteúdos. Demonstra atitude positiva ou negativa em relação aos conteúdos acadêmicos. Apresenta facilidade na expressão verbal. Demonstra criatividade de pensamento.

Escrevendo sobre o desenvolvimento cognitivo
“Lê com fluência diferentes textos, fazendo conexões com a realidade.” “Lê e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades.” “Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos.”

Os 4 estágios do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Jean Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

Quais são os processos cognitivos?

  • percepção.
  • linguagem.
  • atenção.
  • memória.
  • pensamento.

Como exemplos de aspectos cognitivos trabalhados, podem ser citados: Desenvolvimento da concentração e do esquema corporal da criança. Melhora da autoestima e da força isométrica. Desenvolvimento do espírito de grupo e da responsabilidade. Respeito às regras do grupo e da modalidade.

Leitura. É importante escolher obras com linguagem adequada à idade da criança ou adolescente e compartilhar a leitura. Ler e conversar sobre a história, os personagens, os cenários, o tempo da obra é uma rica ferramenta no desenvolvimento cognitivo infantil. O hábito da leitura deve ser cultivado desde cedo.

São várias as habilidades cognitivas e podemos elencar que as principais são: a coordenação motora, adaptabilidade, psicomotricidade, memória, percepção, foco, atenção, compreensão e linguagem”, elenca.

O desenvolvimento cognitivo infantil representa a evolução da criança no processamento das informações no cérebro. Ou seja, à medida que cresce, ela vai se tornando mais capaz de adquirir, fixar e utilizar conhecimentos nas situações do seu dia a dia.

O foco a ser observado nas aulas também deverá ser de conhecimento do professor, tais como: se o professor prepara a aula; apresenta a pauta para os alunos; dá aos alunos oportunidade de interação; garante que todos os alunos estejam em atividade; mantém a ordem e a disciplina; organiza a classe (espaço físico).

As “ferramentas mentais” para essa construção mudam conforme a faixa etária e também conforme o ambiente e os estímulos. Assim, o desenvolvimento cognitivo começa desde o nascimento e se divide em 4 estágios principais: sensorial, simbólico, concreto e formal. Esses são, portanto, os 4 estágios de Piaget.