O que crianças autistas costumam fazer?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 26 de setembro de 2023
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Alguns exemplos disso são:

  • Agitar ou esfregar as mãos;
  • Balançar o tronco para frente e para trás;
  • Andar na ponta dos pés;
  • Pular;
  • Girar;
  • Fazer movimentos repetitivos com as pernas;
  • Bater palmas.

É comum que o autista tenha dificuldade de entender outras pessoas, como expressões faciais ou linguagem corporal. Além de não gostarem tanto de contato físico e afetivo. Também não gostam de compartilhar objetos e preferem brincar sozinhos. Por conta disso, sentem mais dificuldade de fazer amigos.

Comportamentos restritos e repetitivos
Pessoas com autismo nível 1, assim como as que têm outros graus de autismo, gostam de determinados assuntos e costumam se aprofundar neles focando muitas vezes só nisso. Esse interesse restrito é chamado de hiperfoco, e pode ocorrer também com certos objetos.

Segundo a literatura médica, as estereotipias são movimentos repetitivos que as pessoas autistas têm. E eles podem envolvem questões motoras mais evidentes, como balançar a mão com com alta frequência. Aliás, eu mesma fazia isso direto quando era criança.

Algumas pessoas autistas podem apresentar mais interesse em movimentos repetitivos. Por exemplo, elas gostam de acompanhar a rotação da máquina de lavar, das hélices do ventilador ou das rodas dos carros.

Dificuldade para interagir socialmente, como manter o contato visual, identificar expressões faciais e compreender gestos comunicativos, expressar as próprias emoções e fazer amigos. Dificuldade na comunicação, caracterizado por uso repetitivo da linguagem e dificuldade para iniciar e manter um diálogo.

Não existe um exame que possa determinar que a pessoa está no espectro do autismo. Ao contrário disso, o diagnóstico é clínico e feito de maneira observacional, com apoio de uma equipe multidisciplinar e de profissionais da neuropediatria ou psiquiatria infantil.

Não consegue demonstrar as emoções através de gestos e expressões faciais. A criança é vista como “independente”. A criança busca isolar-se dos demais. Apresenta dificuldade durante festas e em ambientes com ruídos.

Outras diferenças entre a birra e a crise
Normalmente, tem um objeto envolvido: brinquedo, peça de roupa, comida, DVD, objetos em geral. – A crise no autismo pode acontecer até mesmo quando a criança estiver sozinha em seu quarto ou em algum outro local, independentemente se houver mais pessoas por perto ou não.

Mostra pouco interesse em interagir com os colegas; Tem dificuldade para compreender os sentimentos de outras pessoas ou falar sobre os seus próprios sentimentos; Não joga jogos com tomada de turnos aos 5 anos; Possui resistência extrema a mudanças.

Levar a pessoa com autismo para um local Calmo e longe dos excessos de estímulos e Manter-se Calmo para conduzir a situação. Mudar o foco da crise com do Autista: Músicas do seu interesse; • Brinquedos e Personagens favoritos; • Conversar sobre Assuntos que gostam; • Apresentar vídeos que lhe acalmam.