Qual a diferença entre Borderline e narcisista?

Perguntado por: apacheco . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 9 votos

Borderline tem coração e sentimentos , são empáticos . Porém sem controle , agem por impulso e muitas vezes na raiva! . Narcisistas não são pessoas reais , são literalmente robôs programados por eles mesmos para arruinar a vida das pessoas , arrancar a sua autoestima , confiança e felicidade .

O Transtorno de Personalidade Borderline afeta alguma dessas duas pessoas: Narcisistas de médio porte - 75 por cento dos pacientes com TPB são narcisistas de médio porte.

O contrário de narcisismo é: Principais antônimos de narcisismo: 1 desafetação, despojamento, despresunção, discrição, humildade, modéstia, naturalidade, simplicidade, singeleza.

Um relacionamento entre um psicopata narcisista e uma borderline pode ser extremamente difícil e tumultuado, pois ambos os transtornos de personalidade estão associados a dificuldades de relacionamento e podem levar a um relacionamento instável e tóxico.

O tratamento para o transtorno da personalidade narcisista é feito com acompanhamento psiquiátrico e psicológico. Isso acontece porque o narcisismo pode ser confundido com outros transtornos, como bipolar, antissocial e borderline.

São exageradamente instáveis emocionalmente. Transitam entre o amor e ódio com muita frequência. Acredito que o termo Amar é muito amplo e varia muito de pessoa pra pessoa, por exemplo: como cada relação foi elaborada e construída.

A preocupação em ser grandioso, o exibicionismo, sentimento de indiferença em relação ao outro, a ausência de empatia e a incapacidade de se relacionar são aspectos que definem o narcisismo, segundo Anna Karynne Melo, psicóloga, psicoterapeuta e coordenadora do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza.

Falta de empatia
A dificuldade para ter empatia é uma das principais características do transtorno de personalidade narcisista. Por não conseguirem se colocar no lugar do outro, pessoas narcisistas não conseguem entender as críticas feitas ao seu comportamento ou determinadas atitudes ou palavras ditas.

O principal ponto fraco do narcisista é não ter em quem descontar suas dores, ao se ver sozinho e impossibilitado de continuar estes comportamentos ele terá oportunidade de olhar para si mesmo e então encontrar a causa e a solução de suas dores. .......................................................................... ...

"Os narcisistas têm uma ideia de como querem ser vistos, e não sentem que correspondem a ela", diz Durvasula. "Então, eles precisam se mostrar [de uma certa maneira] e, como se comportam mal para fazer isso, acabam experimentando a rejeição social de qualquer forma, e o ciclo continua acontecendo."

As pessoas com borderline têm dificuldade para compreender a si mesmas e seus laços afetivos. Dessa maneira, elas possuem comportamentos exacerbados que acabam tornando realidade os seus maiores medos. Em outras palavras, são atores ativos em seu próprio sofrimento emocional.