Como estimular a parte cognitiva do idoso?

Perguntado por: dvidal . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Exercícios. A prática regular de uma atividade física também promove benefícios que ajudam a melhorar o desempenho cognitivo de idosos. Atualmente, existem vários estudos, nas mais diversas áreas, comprovando que pessoas ativas apresentam melhor memória, comparadas com as sedentárias.

7 maneiras de estimular a memória em idosos

  1. Jogos cognitivos são ótimos aliados. ...
  2. Leitura trabalha memória e muito mais! ...
  3. Exercite o cérebro com novos aprendizados. ...
  4. Acrescente pequenos desafios na rotina. ...
  5. Invista em atividades fora de casa. ...
  6. Use a tecnologia ao seu favor. ...
  7. Dê uma atenção especial à alimentação.

O que são as atividades cognitivas para idosos? Como o próprio nome já entrega, os exercícios cognitivos para idosos são responsáveis por estimular as atividades mentais do cérebro, como a atenção, memória, linguagem e percepção.

O estímulo cognitivo foi relacionado à melhoria do desempenho de habilidades como memória, raciocínio, concentração e atenção. Identificou-se que na categoria de estímulo motor, existem diferentes graus de dificuldade entre os idosos, relacionado ao declínio funcional que estes apresentam.

A reabilitação cognitiva visa reabilitar um indivíduo para utilizar as funções psicológicas básicas que são designadas como cognitivas: atenção, memória, habilidades sociais, além da capacidade de julgamento, e de avaliar e imaginar situações futuras, bem como, de usar a linguagem e a comunicação, em geral.

Veja, a seguir, algumas das principais atividades que o cuidador pode praticar com quem tem Alzheimer.

  1. Peça ajuda para tarefas da cozinha. ...
  2. Espalhe fotografias pela casa. ...
  3. Fixe um calendário no quarto do paciente. ...
  4. Nomeie os objetos.

A estimulação cognitiva é uma atividade que engloba áreas diversas e múltiplas da reabilitação, envolvendo profissionais da terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogos e educadores de educação inclusiva, por exemplo.

Conheça as melhores atividades para desenvolver com idosos

  • Yoga e Tai Chi. ...
  • Artesanato e pintura. ...
  • Cuidados em casa. ...
  • Jogos. ...
  • Livros. ...
  • A profissão de cuidador de idosos.

Para isso acontecer, é necessário um conjunto de capacidades mentais desenvolvidas ao longo dos anos, como memória, atenção, linguagem, criatividade e planejamento. Elas recebem o nome de habilidades cognitivas.

Em nosso trabalho, dentro da diversidade de tipos, destacamos aqueles que podem ser considerados jogos cognitivos pelos exercícios significativos dos aspectos cognitivos. São eles: jogos de desafio, jogos de tabuleiro e jogos cognitivos eletrônicos.

Exercícios físicos, por exemplo, os aeróbicos promovem a oxigenação cerebral e este pode estimular não somente neurônios individuais, mas uma rede de células nervosas associadas às funções cognitivas, tais como memória, atenção, concentração, entre outras, melhorando também a saúde em geral.