Por que eu sou tão paranóica?

Perguntado por: dvilela . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Abuso emocional e/ou físico e vitimização durante a infância podem contribuir para o desenvolvimento desse transtorno. Com frequência, outros transtornos ocorrem concomitantemente. Por exemplo, a pessoa com transtorno de personalidade paranoide pode ter também um ou mais dos transtornos a seguir: Esquizofrenia.

A paranoia é um sintoma de alguns problemas de saúde mental, mas não um diagnóstico em si. Os pensamentos paranoicos podem variar de muito leves a muito graves e essas experiências podem ser bem diferentes para todos. Isso depende do quanto: Você acredita nos pensamentos paranoicos.

Causa e Efeitos da Paranoia
Esquizofrenia, transtorno bipolar, ansiedade crônica, depressão, entre outros transtornos podem desencadear um quadro de paranoia.

O hipocondríaco tem um medo infundado de ter uma doença grave e mortal, com base na interpretação errónea de funções normais do organismo. É bem mais do que uma mania e pode ter consequências graves. É, por isso, importante saber identificar os sintomas deste problema e em que consiste o seu tratamento.

Transtorno de personalidade paranóide: como tratar
Dessa maneira, o tratamento do transtorno de personalidade paranóide envolve basicamente a prática regular de terapia a fim de compreender as outras pessoas com cautela antes de emitir julgamentos acerca da confiabilidade de cada um.

Preocupação com dúvidas injustificadas sobre a confiabilidade de seus amigos e colegas de trabalho. Relutância em confiar nos outros, temendo que as informações sejam usadas contra eles. Interpretação errônea das observações ou eventos benignos como tendo um significado oculto depreciador, hostil ou ameaçador.

Nesses casos, a desorganização da fala e do pensamento e as dificuldades de expor emoções ficam em segundo plano. Durante uma crise de paranoia, é fundamental tomar certos cuidados. O mais importante é, diante de uma pessoa com sintomas psicóticos, evitar confrontar diretamente o conteúdo psicótico.

Pensamentos paranoicos dão origem a crenças falsas que aumentam o temor. Por exemplo, “estou sendo seguido” ou “todos querem me pegar”. Esses padrões de pensamento não têm base na realidade, mas são fervorosamente alimentados pela pessoa paranoica.

Quais são as causas da mania de perseguição? A mania de perseguição surge, normalmente, quando o indivíduo está com baixa autoestima e baixa autoconfiança. A pessoa não consegue alimentar confiança em si mesma e, em casos mais graves, sente que é o causador das tragédias do mundo.

  1. Evitar o preconceito. A visão preconceituosa já é uma forma de violência e tem como uma de suas conseqüências potencializar o problema, criando um ciclo vicioso. ...
  2. Controlar o medo. É uma reação automática quando a ameaça se faz presente. ...
  3. Controlar a obsessão. ...
  4. Escapar do individualismo. ...
  5. Cuidar do afeto. ...
  6. Selecionar informações.

Paranóia – doença crônica e rara caracterizada por um fluxo de delírios fixo, falta de alucinações deteriorações da personalidade. Os tipo de delírios observados incluíam os persecutórios,de ciúmes,somáticos grandiosos e hipocondríaco.