Qual o oposto de cognitivo?

Perguntado por: icalixto . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 15 votos

O chamado sujeito cognoscente é o oposto do sujeito ignorante, que por sua vez se ausenta da vontade de conhecer, saber e assimilar novas informações.

3 sinônimos de cognitivo para 1 sentido da palavra cognitivo: Relativo à cognição e ao conhecimento: 1 intelectivo, intelectual, mental.

Cognitivo: significado do termo
O termo cognição vem da raiz latina “cognoscere”, que significa “conhecer”. Dessa forma, quando se fala de cognição, geralmente refere-se a tudo o que está relacionado com o conhecimento, seja pelo acúmulo de informações pela aprendizagem ou experiência.

A cognição se refere às condições que oferecem a obtenção de conhecimento. Já a capacidade cognitiva é a aptidão que cada um tem individualmente de interpretar os estímulos do ambiente em volta e também de si mesmo para tomar as decisões acerca do próprio comportamento.

Os processos cognitivos utilizam diferentes competências para, por exemplo, pensar, aprender, raciocinar, lembrar e prestar atenção. Elas atuam em conjunto e são fundamentais para a realização de tarefas, das mais simples às mais complexas.

Caracteriza-se pela dificuldade de aprendizado que algumas pessoas têm e que acaba limitando suas vidas de diversas maneiras. É um problema diretamente relacionado à capacidade mental de assimilação de informações, o que faz com que o indivíduo desenvolva limitações intelectuais.

A capacidade cognitiva refere-se à habilidade de uma pessoa para processar e compreender informações, como pensar, e raciocinar e resolver problemas. A agilidade mental, por outro lado, refere-se à capacidade de uma pessoa para processar informações rapidamente e mudar de uma tarefa para outra com facilidade.

O componente cognitivo das atitudes envolve as crenças, pensamentos e atributos que são associados a um objeto, de forma que a atitude de uma pessoa em relação a um objeto pode ser baseada primariamente nesses conteúdos, sejam eles positivos ou ne- gativos (Maio et al., 2018).

1.1) Objetivos do domínio cognitivo: enfatizam relembrar ou reproduzir algo que foi aprendido, ou que envolvem a resolução de alguma atividade intelectual para a qual o indivíduo tem que determinar o problema essencial, então reorganizar o material ou combinar ideias, métodos ou procedimentos previamente aprendidos.

fases centrais: sensorial, simbólico, concreto e formal.

O que é inteligência cognitiva? A inteligência cognitiva se refere à capacidade de buscar e obter conhecimento por meio de situações e perspectivas novas, as quais a pessoa é exposta de forma proposital ou não ao longo da vida.

ÁREA COGNITIVA:
Persiste na realização das tarefas ou desiste diante da primeira dificuldade. Necessita de explicações complementares para realização das atividades propostas com vistas a assimilação/compreensão dos conteúdos. Demonstra atitude positiva ou negativa em relação aos conteúdos acadêmicos.

Esquemas podem ser pensados simplesmente como conceitos ou categorias. Piaget identificou três tipos de conhecimento: o conhecimento físico, o conhecimento lógico-matemático e o conhecimento social. O conhecimento físico é o conhecimento das propriedades dos objetos e é deric\vado das ações sobre os objetos.

Então, um “Sistema Cognitivo” é um sistema que pode:
Compreender: adaptar e dar sentido a todos os dados; a um texto lido, ver imagens e ouvir a fala natural com contexto. Ele entende os tipos de dados não estruturados, como: textos, imagens, voz, vídeo, músicas. Toda forma de comunicação como nós humanos interagimos.

Dançar, brincar, ler, ver filmes, entre outras atividades, são formas de estimular e melhorar a cognição. Isso ocorre porque quando as capacidades cerebrais são impulsionadas, o raciocínio, a abstração, a imaginação e a linguagem podem ser aperfeiçoadas.