Qual os 3 tipos de calor?

Perguntado por: asampaio . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 5 votos

Existem três processos de propagação de calor: condução, convecção e irradiação.

Existem dois tipos de calor: o calor sensível e o calor latente. O calor sensível é aquele que é transferido entre os corpos quando há mudanças de temperatura. O calor latente, por sua vez, ocorre quando há transferências de calor, sem que haja mudanças de temperatura.

Transferência de Calor

  1. Condução Térmica. A condução é o modo pelo qual o calor é transferido através de um meio material. ...
  2. Convecção Térmica. A convecção é também um importante meio de transferência de calor em fluidos – líquidos e gases. ...
  3. A radiação térmica.

Na Física, existem dois tipos de calor. Quando a quantidade de energia térmica somente altera a temperatura de um material, sem alteração do seu estado físico, é chamada de calor sensível. Caso a energia térmica fornecida provoque uma mudança no estado físico, é chamada de calor latente.

Convecção: acontece em meios fluidos, como líquidos e gases. Nesse processo, uma diferença de temperatura faz com que se formem correntes de convecção, até que todo o sistema passe a exibir a mesma temperatura. Radiação: é a transmissão de calor por ondas eletromagnéticas.

Dividem-se em fontes renováveis, como a energia solar, e fontes não renováveis, como os combustíveis fósseis.

Calor é por definição transferência de energia térmica entre corpos que possuem temperaturas distintas. O calor não está diretamente relacionado com a temperatura, tampouco deve ser visto como uma nova grandeza, mas a diferença de temperatura entre diferentes corpos gera o fluxo de energia térmica (calor).

O calor em forma de radiação se propaga até encontrar matéria, que poderá absorvê-lo. São exemplos o ar aquecido pela luz solar (que é o mais importante dos fenômenos responsáveis pelas variações de temperatura do meio ambiente) e a pele aquecida pela radiação do fogo.

Condução térmica é a transferência de calor entre as moléculas de um ou mais corpos, sem que haja transferência de matéria. Se você aquecer um objeto, como uma panela, o ponto de contato entre o fogo e a superfície vai receber o calor inicial, causando maior agitação nas moléculas de ferro na parte de baixo.

As formas de transmissão do calor podem ocorrer de três maneiras diferentes: irradiação, condução e convecção.

O calor fornecido a um corpo que gera apenas variação de temperatura é denominado de sensível; caso haja mudança de fase, o calor será chamado de latente. Quando o calor fornecido ao material gera mudança em seu estado físico, ele é chamado de calor latente.

O calor, que também pode ser chamado de energia térmica, corresponde à energia em trânsito que se transfere de um corpo para outro em razão da diferença de temperatura. Essa transferência ocorre sempre do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura até que atinjam o equilíbrio térmico.

A diferença entre calor latente e calor sensível é que no calor latente (L), o estado físico da substância é modificado, enquanto no calor sensível ele permanece o mesmo. Um exemplo de calor latente é o derretimento de um cubo de gelo ou a evaporação da água.

O que é calor? Trata-se da energia térmica em trânsito motivada pela diferença de temperatura entre dois corpos. O calor é a energia térmica que passa de um corpo com maior temperatura para outro com menor temperatura. Quando não há diferença de temperatura entre dois corpos, não existe calor.

Condução: é a transferência de calor mediante o contato entre as superfícies de dois ou mais corpos que se encontram em diferentes temperaturas. Convecção: é a transferência de calor que ocorre em fluidos que apresentam diferenças de temperatura em seu conteúdo.