Qual altitude faz mal?

Perguntado por: rgouveia . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 9 votos

A maioria das pessoas pode ascender de 1.500 a 2.000 metros em um dia sem problemas, mas cerca de 20% das pessoas que ascendem a 2.500 metros e 40% das pessoas que ascendem a 3.000 metros sofrem de alguma forma de doença da altitude.

A doença da altitude ocorre quando se está em uma altura com menos oxigênio do que se está acostumado. Para muitas pessoas, isso acontece acima de 2.400 metros (8.000 pés).

A mais de 5 mil metros de altitude qualquer um vai sentir, pelo menos, algum desconforto.

Com o aumento da altitude, a porcentagem de oxigênio permanece constante em 21%, porém o oxigênio realmente absorvido por nosso organismo diminui. Em uma altitude de 3600m, a pressão atmosférica é de 0,6 atm (480 mmHg) e nosso organismo absorve cerca de 40% a menos de oxigênio.

Em altas altitudes o ar é mais rarefeito e para conseguir oferecer oxigênio para o cérebro, os vasos sanguíneos dilatam, o que pode provocar dor de cabeça, náusea, tontura e diminuição da performance.

1.500 a 2.500 metros

Viver a uma altitude moderada, de 1.500 a 2.500 metros, portanto, pode ser uma escolha mais saudável. Enquanto isto, há argumentos em favor de se viver próximo ao mar - ou pelo menos algum lugar próximo à água.

Mascar folhas de coca é uma tradição andina que alivia o mal-estar. As folhas também podem ser usadas para fazer chá; fica bem gostoso. São estimulantes, então melhor não tomar tarde da noite. Na alimentação, a dica é evitar bebidas alcoólicas, tomar bastante água e comer comidas leves.

Bombinhas de oxigênio
Como já falamos, o mal de altitude é causado pela baixa concentração de oxigênio no ar rarefeito. Um empurrãozinho com uma bombinha de O2 pode ser a garantia de um suspiro quando você estiver mais ofegante.

São poucos os efeitos perceptíveis abaixo de 2.200 metros, mas eles são comuns acima de 2.800 metros após uma ascensão rápida. A maioria das pessoas ajusta-se a altitudes de até 3.000 metros em poucos dias, mas a aclimatação a altitudes mais elevadas pode levar muitos dias ou semanas.

Campos do Jordão

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil
O Pico do Itapeva, sem dúvida, é o lugar mais incrível para ver o astro rei se despedir.

A regra número 1 para se aclimatar à altitude é manter o seu corpo hidratado. Isso significa beber até o dobro de água que ingerimos diariamente, de 4 a 6 litros. Observe a sua urina – quanto mais clara, translúcida, melhor. Respire profunda e calmamente.

La Rinconada

Um estudo internacional identificou como é possível viver com pouquíssimo oxigênio na cidade de La Rinconada, no Peru, que fica a 5,1 mil metros de altura e é a mais alta do mundo.