Qual o valor de 1 raio?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 14 votos

O raio de um círculo é sempre igual à metade do comprimento de seu diâmetro. Por exemplo, se o diâmetro for igual a 4 cm, o raio será igual a 4 cm ÷ 2 = 2 cm.

Um raio pode durar até dois segundos, mas dura em geral cerca de meio a um terço de segundo.

Ao dividir o diâmetro ao meio, vamos obter o raio da circunferência, ou seja, o raio (r) de uma circunferência é o segmento que une o centro e a extremidade. Nesse caso, o raio é o segmento CB. Podemos estabelecer uma relação matemática entre esses dois elementos, uma vez que o diâmetro é o dobro do raio.

Se o diâmetro é igual a 12 cm, então o raio é a metade de 12 cm, ou seja, r = 6 cm. O raio da circunferência é igual à metade do seu diâmetro, ou seja, d = 120 : 2 = 60 m.

Então vamos dizer que a circunferência é 2 vezes π vezes o raio de um círculo, ou simplesmente C = 2πr.

O raio é a metade do diâmetro de uma circunferência. Pode ser definido também como a distância do centro a um ponto qualquer da circunferência. Analogamente também se define o raio de uma esfera.

O raio é a distância entre um ponto de uma circunferência e seu centro. O raio do círculo é a distância entre a borda do círculo e seu centro.

O raio do cilindro é a distância entre o centro da figura e a extremidade. Sendo assim, o diâmetro equivale duas vezes o raio (d=2r).

Diâmetro de uma circunferência
O diâmetro é o comprimento do segmento de reta que passa pelo centro e em dois pontos da circunferência.

C = 2 * π * r, onde: C = comprimento da circunferência ou perímetro.

Como a velocidade da luz é de aproximadamente 300 000 000 m/s, o relâmpago é visível quase “instantaneamente”. Contudo, como a velocidade do som no ar é substancialmente menor (340 m/s), o trovão não se ouve em simultâneo.

A área de um círculo é pi vezes o raio elevado ao quadrado (A = π r²). Aprenda a usar esta fórmula para calcular a área de um círculo, quando souber a medida do diâmetro.