É verdade as manchas no Sol?

Perguntado por: dsalgado . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Grupos de manchas solares são a fonte de eventos como erupções solares, explosões repentinas de energia que geram tempestades solares. Esse tipo de atividade também atinge a camada mais externa do Sol, chamada heliosfera, e pode afetar a Terra de várias maneiras.

As manchas solares são sinais de atividade na superfície da estrela, como “explosões” que emitem energia para o espaço. De acordo com os cientistas, o fenômeno pode ser visto com a ajuda de óculos que conseguem bloquear os raios nocivos emitidos pelo Sol.

Temperatura: Manchas solares podem afetar o equilíbrio entre radiação solar e terrestre (variação de temperatura). Isso pode afetar o crescimento das plantas, especialmente se houver mudanças extremas e imprevisíveis nas condições climáticas.

Daqui a cinco bilhões de anos, os cientistas acreditam que o Sol terá se transformado em uma estrela gigante vermelha, mais de 100 vezes maior que seu tamanho atual. Eventualmente, ele irá expelir gás e poeira, e o núcleo se transformará em uma pequena estrela anã branca que deve brilhar por milhares de anos.

Essas áreas são chamadas de campos magnéticos. Os gases do sol estão em constante movimento, o que agita os campos magnéticos. Esse movimento cria muita atividade na superfície do Sol, chamada de atividade solar.

A mancha AR3354 é tão grande que até astrônomos amadores, que normalmente não têm acesso aos melhores telescópios do mundo, conseguiram observá-la. Foi o caso de Michael Karrer, que fez alguns registros do evento do observatório que mantém em seu jardim na Áustria.

Uma nova frente fria passa pelo litoral do Rio Grande do Sul espalhando nuvens carregadas e aumentando as condições para chuva neste estado e em Santa Catarina. Uma grande massa de ar seco e quente se expande e se intensifica sobre o Brasil.

Um novo 'buraco' gigante surgiu na superfície do sol, com o risco de causar ventos solares capazes de afetarem as estruturas de tecnologia na Terra. Segundo o Business Insider, o alerta sobre esses efeitos vale até a próxima sexta-feira (31).

As manchas podem aparecer em grupos de manchas ou de forma individual, e podem durar entre alguns dias e alguns meses, mas acabam se dissipando à medida que a atividade solar varia.

Um dos tratamentos mais indicados pela maioria dos dermatologistas é através do uso de cremes clareadores com ácido tranexâmico, ácido salicílico e o ácido glicólico - ingrediente muito utilizado para tratar a acne, mas que também ajuda a amenizar as manchas na pele escuras causadas pelo sol.

Sol está em novo ciclo e atingirá ponto máximo em 2025
Um grupo internacional de especialistas determinou que o sol atingiu seu ponto mais brando em dezembro de 2019, e que agora está se encaminhando para um novo pico, que deve chegar em julho de 2025.

Sol vai engolir Mercúrio, Vênus e, possivelmente, a Terra, diz estudo - Ciência - Estado de Minas.