O que deixou de ser planeta?

Perguntado por: lguterres . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Plutão deixou de ser planeta há 15 anos por não atender aos requisitos da categoria de planetas oficiais.

O Sistema Solar é composto por oito planetas, embora durante certo tempo Plutão tenha sido considerado o nono. A espaçonave New Horizons da NASA passa pela face de Plutão, enquanto sua maior lua, Charon, aparece ao fundo. Controverso e misterioso, Plutão foi descoberto por astrônomos em 1930.

Ele deixou de integrar a lista planetária devido a atualização das definições formais do termo "planeta", feita pela União Astronômica Internacional (UAI), em 2006. Mas, para a Astrologia, Plutão permanece sendo um dos planetas mais poderosos do sistema.

Basicamente, o principal parâmetro que levou a União Internacional da Astronomia (IAU) a remover Plutão da lista de planetas é o fato de ele não ser capaz de conduzir a sua própria órbita, ou seja, ele depende de outros corpos celestes para influenciar seu trajeto – neste caso, Netuno, de um lado; e diversos objetos ...

Esse debate chegou ao fim em 2006, quando a União Astronômica Internacional (IAU) definiu alguns requisitos para um objeto ser considerado um planeta, o que rebaixou Plutão à categoria de planeta anão. Os requisitos definidos pela IAU são: Estar em órbita ao redor Sol.

A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou na 3ª feira (10. jan. 2023) a descoberta de um novo planeta habitável, o TOI 700 e. A novidade foi apresentada na 241ª reunião da American Astronomical Society, em Seattle.

O suposto novo planeta seria 1,5 a três vezes maior do que a Terra. Ele estaria localizado entre 200 e 500 unidades astronômicas do Sol e teria uma órbita inclinada em 30 graus. Uma unidade astronômica equivale a 150 milhões de quilômetros, que é a distância aproximada do Sol até a Terra.

Mas em 2006, numa reunião da União Astronômica Internacional (IAU, da sigla em inglês), foi definida uma nova classificação para os corpos do Sistema Solar. Segundo essa nova classificação, Plutão não é mais considerado um planeta, e se encaixa numa nova categoria chamada “planeta anão”.

Embora cientistas acreditem na existência um oceano escondido sob a superfície de Plutão, a vida como a conhecemos não seria suportada no planeta.

Em nosso Sistema Solar, existem cinco planetas classificados como anões: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris.

O Sistema Solar evoluiu consideravelmente desde sua formação inicial. Muitas luas se formaram a partir de discos circulantes de gás e poeira ao redor de seus planetas-mães, enquanto acredita-se que outras luas se formaram independentemente e mais tarde foram capturadas por seus planetas.

Em 2006, uma controvérsia assolou a comunidade da astronomia, quando Mike Brown, da Caltech, fez com que a União Astronômica Internacional (IAU) rebaixasse Plutão da categoria de “planeta”.

O Sistema Solar é composto por oito planetas, conforme se considera hoje em dia, além de planetas anões e corpos celestes, como asteroides, meteoros, cometas e satélites. O Sistema Solar é composto por oito planetas e localiza-se na Via Láctea. Ouça o texto abaixo!