Qual a maior energia renovável do mundo?

Perguntado por: arezende . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 5 votos

China - 1,1 TW. EUA - 351 GW. Brasil - 175 GW.

Energia eólica
Sua importância vem crescendo na atualidade, pois, assim como a energia solar, ela não emite poluentes na atmosfera.

A China ocupa a primeira posição, com geração de 912 TWh, montante 2,3 vezes o do Canadá e 2,4 vezes o do Brasil. A potência instalada hidráulica brasileira é a terceira maior do mundo em 2011, com 82,5 GW, perdendo para a China (249 GW) e para os Estados Unidos (100,9 GW).

7 tipos de energia renovável (e as 5 que utilizamos em Portugal)

  • Energia Eólica.
  • Energia Solar.
  • Energia hídrica.
  • Energia da biomassa.
  • Energia Geotérmica.

Top 5 - Fontes limpas de energia

  1. Solar. O aproveitamento dos raios solares para a geração de energia é uma das formas menos nocivas ao meio ambiente. ...
  2. Eólica. Esta também é considerada uma das fontes mais limpas para a produção de energia. ...
  3. Biomassa. ...
  4. Geotérmica. ...
  5. Hidrelétrica.

É o que aponta o levantamento publicado pela Agência Internacional de Energias Renováveis, IRENA. Com o feito inédito, o Brasil ultrapassou países como Holanda e Coreia do Sul e ancora a 8ª posição do estudo. A China é quem encabeça o ranking, seguida por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Índia, Austrália e Itália.

a China

1. China. A partir de agora, a China tem o mais alto nível de compromisso com a mudança de combustíveis fósseis para fontes renováveis de energia do mundo.

a China

1. China: em um distante primeiro lugar está a China, com cerca de 254 Gigawatts (GW) de capacidade solar fotovoltaica instalada. 2. EUA: em segundo lugar vem os Estados Unidos, que ultrapassou o Japão e registrou a marca de 73,8 GW instalados.

fonte hidráulica

Energias renováveis no Brasil
Na matriz elétrica, a fonte hidráulica correspondia a 65,2%, seguida pela biomassa (9,1%), eólica (8,8%), gás natural (8,3%) e as demais.

São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas).