Qual é o objetivo da eficiência?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 13 votos

A eficiência é a relação entre os insumos aplicados no processo e os resultados, isto é, fazer aquilo que está sendo feito de maneira certa, ou fazer corretamente as coisas, considerando todos os aspectos e suas tendências.

Eficaz é o que cumpre perfeitamente determinada tarefa ou função, atingindo o objetivo proposto. A eficácia está diretamente ligada ao resultado.

A eficácia tem relação com a tomada de decisão dentro de uma organização, para que se alcance o objetivo proposto independente de custos ou tempo. Diferente da eficiência, a eficácia está ligada ao atingimento de objetivos sem poupar recursos financeiros, pessoas ou outros recursos!

A eficiência é a capacidade de realizar um trabalho com o mínimo possível de recursos e tempo, sem comprometer a qualidade da entrega. Isso é essencial para garantir que os profissionais possam entregar seus resultados de maneira consistente, a um custo mínimo e assim garantir, por exemplo, uma margem de lucro maior.

A eficiência diz respeito ao ato de “fazer certo as coisas”, enquanto que a eficácia seria “fazer as coisas certas”.

Eficiência: refere-se à capacidade que uma pessoa ou empreendimento tem de alcançar os melhores resultados. Em outras palavras, ter o máximo rendimento no trabalho com a menor perda de tempo, esforço, dinheiro, energia e matérias-primas.

A eficiência empresarial é a capacidade que a empresa tem de conseguir melhores resultados com o menor esforço. Ou seja, é fazer mais com os mesmos recursos.

a eficácia administrativa determina que os fins buscados pela Administração devem ser realizados segundo o menor custo econômico possível, o que não é sinônimo da obtenção do maior lucro.”

“A eficiência consiste em fazer certo as coisas: geralmente está ligada ao nível operacional, como realizar as operações com menos recursos – menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc…” “Já a eficácia consiste em fazer as coisas certas: geralmente está relacionada ao nível gerencial”.

De acordo com a classificação de José Afonso da Silva, a eficácia pode ser plena, contida e limitada.

A eficiência é a capacidade de alcançar um objetivo ou de obter o melhor resultado usando a menor quantidade de recursos. Por exemplo: Uma fábrica de óculos costumava produzir 100 pares com 2 quilos de vidro e agora produz 120 pares com 2 quilos de vidro. Dessa forma, o processo de fabricação é mais eficiente.

A eficiência dos processos é um dos fatores mais importantes para a conquista de resultados que valorizem os diferenciais de uma empresa. De forma resumida, eficiência significa “realizar atividades e tarefas da maneira correta”, através do uso racional dos meios disponíveis para o alcance de um objetivo.