Qual é a matriz energética dos Estados Unidos?

Perguntado por: eveiga . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Os EUA obtêm mais de 60% de sua geração de eletricidade a partir de combustíveis fósseis: 40% proveniente de gás natural e 20% de carvão em 2020. Este ano, o governo americano estima que a parcela do carvão subiu para 23%.

Atualmente, a maior parte da eletricidade dos Estados Unidos é produzida através de gás natural, carvão e energia nuclear, enquanto as fontes renováveis são responsáveis por uma parcela muito pequena. A energia solar, por exemplo, ofereceu apenas 3% de todo o fornecimento de eletricidade do país em 2020.

A geração de energia elétrica no mundo é baseada, principalmente, em combustíveis fósseis como carvão, óleo e gás natural, em termelétricas.

Quais são as fontes de matriz energética brasileira?

  • Energia hidrelétrica. A energia hidrelétrica é uma fonte limpa e renovável e atualmente, é a principal matriz energética do país. ...
  • Combustíveis fósseis. Os combustíveis fósseis mais conhecidos são: petróleo, gás natural e carvão. ...
  • Biomassa. ...
  • Energia eólica. ...
  • Energia solar.

carvão atende 70% da demanda de energia primária total, seguido do petróleo, com 22%. Todas as demais fontes de energia têm participação pouco expressiva no balanço energético do país: o gás natural corresponde a cerca de 3% e a energia nuclear, 2%.

Diferentemente do Brasil, cuja matriz energética provém em grande parte de fontes renováveis, cerca de 60% da produção de energia primária da China é proveniente do carvão.

Nos Estados Unidos, as principais fontes de energia são o carvão e o gás natural e com isso, o país é um dos que mais libera CO2 na atmosfera. O sistema elétrico é divido em três sistemas que não são completamente interligados. Além disso, cada estado possui sua própria regulação dos serviços de eletricidade.

A energia eólica é a principal potência alemã no campo da energia verde. Em 2020, a fatia da energia renovável no consumo foi ainda maior, suprindo 50,2% da demanda alemã por eletricidade, informou a agência Reuters.

A matriz energética da Europa atualmente
O gás natural representou 40 % da energia total disponível em Itália, a energia nuclear de 41 % em França e as energias renováveis de quase metade da energia total na Suécia.

O consumo final mundial de energia é distribuído pelas seguintes fontes: derivados do petróleo (42,3%), eletricidade (16,2%), gás natural (16,0%), energias renováveis (13,7%), carvão mineral (8,4%) e outras (3,5%).

Matriz Energética Mundial (BP Statistical Review 2020)
Os energéticos de origem fóssil como petróleo, carvão e gás natural, atualmente predominam na matriz energética global e são grandes emissores de GEE.

Basicamente, a matriz energética pode ser dividida entre dois tipos de fontes de energia: as renováveis (hidráulica, eólica, solar, lenha, biomassa etc.) e as não renováveis (petróleo, carvão mineral, gás natural etc.).

A energia hidroelétrica é a principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no país. Atualmente, 90% da energia elétrica consumida no país advém de usinas hidrelétricas.

energia hidrelétrica

A energia hidrelétrica é a fonte limpa e renovável com a maior capacidade instalada do mundo. No final de 2021, de acordo com o relatório IRENA, a capacidade global de geração renovável era de 3.064 GW. A energia hidrelétrica representa a maior parcela do total global, com uma capacidade de 1.360 GW (44,39% do total).