Qual o futuro da energia geotérmica?

Perguntado por: vteixeira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 10 votos

De acordo com a Agência Internacional de Energia, a capacidade global de energia geotérmica deve crescer cerca de 50% até 2025. Entretanto, é importante considerar questões ambientais e de segurança.

Já dentre as desvantagens da energia geotérmica, podemos citar: a) Eventual afundamento do terreno. Apesar de não desgastar o solo, as centrais geotérmicas podem desgastar as áreas internas da crosta, podendo provocar eventuais abalos na superfície.

Apesar de ser uma das fontes renováveis menos custosas e mais confiáveis, a energia geotérmica ainda não decolou. Os principais obstáculos são as limitações geográficas e a falta de investimento em exploração de superfície e perfuração.

Além de refrigeração no verão e aquecimento no inverno, a energia geotérmica aplicada ao ambiente doméstico tem muitas outras vantagens. Por exemplo, reduz o consumo total de energia entre 30 e 70%, pois também pode desempenhar a função de caldeira, para aquecer a água usada na cozinha e nos banheiros.

Atualmente, cerca de 25 países do planeta utilizam a energia geotérmica, sendo que no Brasil não há um grande potencial para exploração desse tipo de energia, já que ela é explorada em áreas de transição entre as placas tectônicas. Além disso, não há tanto incentivo para seu uso.

Apesar de seu custo inicial, estimado em 100 milhões de reais apenas pelos equipamentos, essa não exige grandes áreas para instalação nem de um investimento para política de reciclagem de material, como no caso de usinas nucleares.

O Brasil possui apenas uma única usina undi-elétrica construída no Ceará (Figura 5) [7]. A energia geotérmica é aquela proveniente do interior quente do nosso planeta. Ela pode ser aproveitada de maneira direta – para aquecimento e indireta – para geração de energia elétrica.

De acordo com GD Construções (2015) de toda a energia elétrica Page 9 gerada no país, aproximadamente 70% advém de hidrelétricas e 30% de fontes geotérmicas.

Energia Geotérmica no Brasil e no Mundo
Os três países com maior produção de energia geotérmica no mundo são: os Estados Unidos, as Filipinas e a Indonésia. Além deles, outros países têm optado pela produção de energia geotérmica, tais quais a China, Japão, Chile, México, França, Alemanha, Suíça, Hungria, Islândia.

O futuro da energia pede fontes renováveis. Com elas, será possível suprir a demanda energética da população mundial, sem impactar negativamente o meio ambiente. As fontes solar, eólica e da biomassa (cana-de-açúcar) são as principais apostas para o futuro da energia elétrica.

A energia geotérmica possui aspectos positivos, como baixos custos para sua manutenção e não agressão ao solo. No entanto, os aspectos negativos são inevitáveis, pois a produção desse tipo de energia gera emissão de dióxido de enxofre, gás altamente prejudicial à saúde.

A presença de uma central geotérmica traz vantagens para o território e para economia, tanto em termos de empregos ao longo de toda a cadeia de produção, como nas atividades associadas que são geradas nas várias fases do projeto: do desenvolvimento inicial à operação e à manutenção das centrais, passando pela fase de ...