O que pode acontecer com o Sol em 2025?

Perguntado por: nlima9 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Um grupo internacional de especialistas determinou que o sol atingiu seu ponto mais brando em dezembro de 2019, e que agora está se encaminhando para um novo pico, que deve chegar em julho de 2025.

Tempestade solar, conhecida também como magnética, deve atingir a Terra em 2025.

A previsão é que o máximo do ciclo 25 comece em 2025, então ainda há um ano inteiro para ver o comportamento do gráfico, que tende a subir ainda mais.

E esse pico pode estar ocorrendo mais cedo do que o previsto, de acordo com os cientistas. A cada 11 anos, aproximadamente, o sol passa por períodos de baixa e alta atividade solar, que estão associados à quantidade de manchas solares em sua superfície.

Daqui a cinco bilhões de anos, os cientistas acreditam que o Sol terá se transformado em uma estrela gigante vermelha, mais de 100 vezes maior que seu tamanho atual. Eventualmente, ele irá expelir gás e poeira, e o núcleo se transformará em uma pequena estrela anã branca que deve brilhar por milhares de anos.

Impacto na vida terrestre
Os ventos provocados pela explosão dessas partículas superaquecidas atingem o campo magnético da Terra e, em casos remotos, a atmosfera, causando interferência em alguns instrumentos usados pelos homens.

O eclipse solar de 8 de abril de 2024 será um eclipse solar total, que será visível em toda América do Norte é apelidado como o Grande Eclipse da América do Norte por alguns meios de comunicação.

O futuro do Sol será marcado pelo momento em que todo o seu hidrogênio for convertido em hélio. Quando isso ocorrer, ele terá o seu tamanho aumentado em até 200 vezes, podendo chegar até a órbita de Vênus.

As manchas têm aparência mais escura porque são mais frias em temperatura do que outras regiões da superfície do sol, conhecidas como fotosfera, e são formadas por campos magnéticos. Grupos de manchas solares são a fonte de eventos como erupções solares, explosões repentinas de energia que geram tempestades solares.

A superfície visível do Sol, com algumas manchas solares. (NASA) Essa fase de "tranquilidade" deve durar, no total, cerca de 11 bilhões de anos. Como ela se iniciou há cerca de 4,5 bilhões de anos, o Sol ainda tem pela frente aproximadamente 6,5 bilhões de anos de tranquilidade.

Uma nova frente fria passa pelo litoral do Rio Grande do Sul espalhando nuvens carregadas e aumentando as condições para chuva neste estado e em Santa Catarina. Uma grande massa de ar seco e quente se expande e se intensifica sobre o Brasil.

A grande concentração de prótons e elétrons pode desencadear uma tempestade solar, caracterizada pela liberação, através de uma grande explosão, dessas partículas superaquecidas. Com isso, a radiação solar atinge o campo magnético e a atmosfera terrestre.