Quanto tempo dura o dia na Lua?

Perguntado por: lmedeiros . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 11 votos

27 dias

Seu período de rotação é igual ao seu período sideral de translação: um dia na Lua dura cerca de 27 dias solares da Terra. A face oculta não corresponde a 50% da superfície lunar.

O período sinódico da Lua é em média 29,53 dias, variando entre 29,3 e 29,8 dias.

"Como a lua gira ao mesmo tempo que descreve a sua órbita, o dia lunar dura 29 dias e meio Terra. Por isso, na Lua, observamos o nascer e o pôr-do-sol num período de 14 dias", explica Francisco Diego.

A Lua não emite luz, não tem luz própria. Quando olhamos para o céu e a vemos brilhante e imponente, olhamos na verdade o Sol na Lua.

Qual é a duração de uma viagem da Terra à Lua? Resposta curta: Em média entre 3 e 4 dias, mas depende da espaçonave utilizada e do tipo de missão.

A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.

Às vezes vemos a Lua durante o dia pela mesma razão que a vemos à noite – ela reflete a luz do Sol – e sua proximidade com a Terra a torna mais brilhante do que o céu diurno ou noturno. Depois do Sol, a Lua é de longe o objeto celeste mais brilhante que podemos ver.

Na verdade, apenas duas fases da Lua são visíveis durante o dia: crescente, pode ser vista a tarde; minguante, pode ser vista pela manhã. A lua nova também está no céu durante o dia, mas não a vemos porque sua face iluminada não está voltada para a Terra. Só a lua cheia é 100% noturna.

Com o passar dos anos, a Lua sincronizou o seu movimento de rotação e de translação com a Terra, ou seja: enquanto completa uma volta em torno da Terra (translação), a Lua também completa uma volta em torno de si mesma (rotação). Isso faz com que ela tenha sempre a mesma face voltada para o nosso belo planeta azul.

A Lua, como o Sol e a Terra, não está parada no céu, ela gira ao redor da Terra, que por sua vez gira ao redor do Sol. A Lua possui muitos movimentos, mas os principais são translação, rotação e revolução. O movimento de translação é o que ela faz em torno do Sol, acompanhando a Terra.

A segunda superlua do ano é também a segunda Lua cheia de agosto e por isso recebe "azul" como nome complementar, apesar de não sofrer alteração de cor. O fenômeno já é avistado ao redor do mundo. Ela recebe esse nome porque está em seu perigeu, período em que se aproxima da Terra e parece maior e mais brilhante.

Ademais, a Lua serve como uma proteção extra ao planeta Terra, já que funciona como um escudo protetivo contra a queda de asteroides e cometas. Ela também tem influência na inclinação do eixo terrestre, assim como no movimento de rotação, que permite a sucessão entre os dias e as noites terrestres.

Fevereiro é o único mês no qual não pode ocorrer uma lua azul pois mesmo nos anos bissextos o mês é mais curto que a duração de um ciclo lunar.

Dos doze, Alan Shepard foi a pessoa mais velha a pisar a superfície lunar aos 47 anos e 80 dias de idade, enquanto Charles Duke foi o mais novo aos 36 anos e 201 dias. À data de hoje, 22 de agosto de 2023, estão vivos Buzz Aldrin, David Scott, Charles Duke e Harrison Schmitt.

Apesar de ter se tornado um marco na viagem espacial, a experiência de 1969 foi sucedida apenas por outras seis expedições, todas enviadas pela Nasa e denominadas “Apollo”. Ao todo, 12 pessoas caminharam pela superfície lunar e 24 viajaram à lua.