Como evitar a contaminação por radiação?

Perguntado por: lmuniz5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

Proteção da exposição à radiação é obtida evitando a contaminação com material radioativo, por meio de minimização do tempo de exposição, maximização da distância da fonte e utilização de blindagem.

Uma forma de se proteger é a manutenção de ambientes ventilados, evitando a concentração desse gás. Fontes não naturais, ou produzidas pelo homem, de radiações ionizantes são comumente encontradas nos cuidados em saúde (raios-x, tomografia computadorizada e radioterapia) e na geração de energia (usinas nucleares).

Para melhorar as condições de proteção radiológica, existem alguns princípios, entre eles está: tempo, distância e blindagem. Tempo: Menor tempo possível de exposição a fonte de radiação. Distância: Maior distância possível da fonte de radiação. Blindagem: Blindagens adequadas para a exposição da fonte de radiação.

O iodeto de potássio é um sal que é usado clinicamente para auxiliar no tratamento de radiação e também tem uso no campo da fotografia. É comumente conhecido como “pílula de iodo” ou “pílula anti-radiação”.

Nunca pipetar material radioativo com a boca; h. Fazer medições dos níveis de radiação no local, antes, durante e após a realização dos trabalhos; i. Após trabalhar com material radioativo, descartar as luvas de proteção e lavar bem as mãos e unhas com água e sabão e submetê-las a um medidor de contaminação; j.

4 medidas essenciais para garantir a biossegurança na radiologia

  • 1) Protetor de gônadas. Tanto o sistema reprodutor feminino quanto o masculino devem ser protegidos, a fim de evitar complicações, como a infertilidade. ...
  • 2) Aventais de chumbo. ...
  • 3) Protetores de tireóide. ...
  • 4) Óculos plumbíferos.

Os 3 princípios fundamentais da radioproteção são justificação, otimização e limitação.

Se a tireoide estiver saturada com esse iodo, as substâncias radioativas são rapidamente excretadas pela urina. O iodo estável protege de qualquer perigo após sofrer exposição acidental à radioatividade? "O iodo protege um único órgão, a tireoide", explica a Autoridade Francesa de Segurança Nuclear (ASN) à AFP.

A contaminação externa ocorre quando o material radioativo entra em contato com a pele, o cabelo ou as roupas de uma pessoa. A contaminação interna pode ocorrer quando o material radioativo é engolido ou inalado.

raios gama

Os raios gama são os mais perigosos porque atravessam o corpo e deformam as células, podendo levar a vários tipos de câncer.

Os locais de trabalho com radiação normalmente possuem um projeto de blindagem e, portanto, existe uma barreira calculada (e que deve ser usada) para que o trabalhador possa se proteger. Também o avental plumbífero (de chumbo) é uma forma de blindagem que só terá eficácia se utilizada.

O principal objetivo da Proteção Radiológica é fornecer ao homem um padrão adequado de proteção contra os efeitos nocivos das radiações, sem inibir as atividades humanas benéficas à sociedade ou ao indivíduo do uso das radiações.

O efeito da radiação espalhada pode ser diminuído com a utilização de grades(Scaff, 1979), que consistem em peças compostas por uma série de faixas de chumbo separadas por espaços.

3 erros que todo serviço de radiologia deve evitar

  1. Não obter dados clínicos e antecedentes do paciente antes do exame. ...
  2. Não preocupar-se com a qualidade dos laudos emitidos pelos radiologistas. ...
  3. Não investir na qualificação dos técnicos e biomédicos que realizam os exames.

A radiação no organismo humano produz efeitos, que representam danos diferentes para cada região afetada. As gônadas sexuais, os pulmões, o estômago e a medula óssea apresentam uma grande sensibilidade à radiação.

A descontaminação de pessoas que entram em contato com material radioativo é feita de acordo com o nível da contaminação. Se a contaminação não for alta, é realizado um processo de lavagem do corpo da pessoa com a utilização de água, sabão e vinagre.