Quem gera energia mecânica?

Perguntado por: oagostinho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 13 votos

A energia mecânica é a soma da energia cinética com a energia potencial. Nessa soma percebe-se a conservação durante o movimento sob ação exclusiva de forças conservativas, como por exemplo, na mecânica, a força peso e a força elástica.

A energia mecânica é a energia produzida pelo trabalho de um corpo que pode ser transferida entre os corpos.

Exemplos de energia mecânica na vida cotidiana

  1. Jogando uma bola no ar. O lançamento de uma bola é um exemplo de como funciona o princípio de conversão de energia. ...
  2. Um motor elétrico. ...
  3. Um gerador elétrico. ...
  4. Uma usina hidrelétrica. ...
  5. Os moinhos de vento. ...
  6. O motor de um carro.

Um gerador pode assegurar um negócio não só contra quedas de energia, mas também pode proteger informações de serem corrompidas, mantimentos e produtos de perecerem e até equipamentos hospitalares de pararem. Confira abaixo como um gerador pode gerar segurança para o seu setor.

A geração mecânica está presente na maioria dos tipos de geradores e se dá na transformação da energia mecânica em energia elétrica. Alguns realizam a queima de combustível para a obtenção de calor que, então, realiza a transformação da água em vapor e, posteriormente, realiza a geração de energia elétrica.

A energia cinética é a energia associada à velocidade de um corpo. Se existe velocidade, certamente haverá esse tipo de energia. Para objetos que estão em repouso, a energia cinética é nula, pois a velocidade de tais corpos é zero.

Por exemplo, liquidificadores, furadeiras, ventiladores e batedeiras possuem em seu interior um motor que transforma a maior parte da energia elétrica em mecânica, produzindo rotação em torno de um eixo. Apesar de aquecerem um pouco, a função desses aparelhos não é a mesma dos resistivos.

Energia mecânica é caracterizada pela capacidade de um corpo de gerar trabalho. O trabalho, por sua vez, é a energia aplicada por uma força em um deslocamento. Sendo assim, existem inúmeros exemplos rotineiros para exemplificar a energia mecânica como um carro subindo uma ladeira, montanha russa, sinuca etc.

A energia mecânica é a capacidade de um corpo de realizar trabalho. Quando associada ao movimento, é chamada energia cinética; mas se associada à posição, energia potencial.

Por exemplo, o chuveiro utiliza a energia elétrica para aquecer a água, portanto ele transforma energia elétrica em energia térmica (calor), o aparelho de som transforma eletricidade em energia sonora, o ventilador transforma a energia elétrica em movimento.

Gerador Mecânico: converte energia mecânica em elétrica, como os alternadores de carro. É o mais comum no setor da indústria e o que apresenta maior capacidade de transformação de energia. Gerador Químico: converte energia química (potencial) em elétrica, como as pilhas e baterias.

Tanto o motor como o gerador elétrico são equipamentos utilizados para converter energia por meio de indução eletromagnética. A grande diferença entre esses dispositivos é que o gerador converte energia mecânica em eletricidade, enquanto o motor elétrico faz o contrário, e converte energia elétrica em mecânica.

O motor elétrico é uma máquina que transforma a energia elétrica em energia mecânica. Os motores elétricos podem ser de corrente alternada, contínua ou universal. Diferentemente do motor elétrico, o gerador elétrico gera energia elétrica por meio de outras formas de energia.

Dizemos que a energia mecânica conserva-se quando não há quaisquer forças dissipativas, tais como o atrito ou o arraste do ar, capazes de transformá-la em outras formas de energia, como a térmica. O atrito entre a caixa e a superfície faz com que parte da energia mecânica transforme-se em calor.

O fenômeno utilizado por alguns dos geradores acima para transformar energia mecânica em elétrica é chamado de indução eletromagnética. Esse processo consiste em mudar o fluxo de campo magnético sobre uma espira condutora, promovendo, assim, o surgimento de uma corrente elétrica alternada.